Esperanças e oportunidades

REPRODUÇÃO ASSISTIDA: inseminação artificial ganha força entre casais; conheça clinicas que realizam o procedimento em João Pessoa

A busca por ter um filho é um desejo compartilhado por muitos casais, porém, para alguns, esse caminho pode apresentar desafios.

Foto: Marcelo Júnior / Polêmica Paraíba
Foto: Marcelo Júnior / Polêmica Paraíba

A busca por ter um filho é um desejo compartilhado por muitos casais, porém, para alguns, esse caminho pode apresentar desafios. Para casais, a questão de infertilidade em um dos parceiros acaba dificultando a efetivação desse desejo. Felizmente, avanços na área da reprodução assistida têm proporcionado novas esperanças e oportunidades para aqueles que enfrentam dificuldades para conceber.

No Brasil, esses avanços têm se destacado nos últimos anos, impulsionados por inovações tecnológicas e científicas que ampliaram as opções de tratamento e aumentaram as taxas de sucesso.

Outra grande novidade é que casais homoafetivos também podem recorrer a técnicas de reprodução assistida para terem filhos. É que em maio de 2021, o Conselho Federal de Medicina publicou uma nova resolução (Nº 2.294), na qual garante que pessoas transgênero ou cisgênero, heterossexuais ou homossexuais, em união estável ou solteiras, possam recorrer a técnicas de reprodução assistida caso queiram ter filhos.

Clínicas de reprodução assistida são um local de acolhimento a todos que desejam realizar o sonho de ter um filho. Para casais ou solteiros que pertencem a comunidade LGBTQIA+, uma clínica de reprodução assistida, com sua equipe e corpo clínico, deve garantir segurança, respeito e carinho desde a chegada à clínica até o tratamento finalizado.

Conheça abaixo os tipos de reprodução assistida:

Inseminação intrauterina

Uma das técnicas mais antigas da reprodução assistida, a inseminação intrauterina continua sendo uma opção viável para muitos casais. Neste procedimento, a mulher recebe estimulação ovariana para induzir a ovulação, seguida pela introdução dos melhores espermatozoides diretamente no útero durante o período fértil. Embora tenha uma taxa de sucesso entre 10 e 25% por tentativa, não é recomendado realizar mais de três tentativas devido ao custo-benefício.

Em média, a inseminação intrauterina custa entre R$ 5 e 10 mil, dependendo da clínica. Sem sucesso, a orientação médica é partir para a fertilização in vitro.

O principal efeito colateral da inseminação intrauterina é o inchaço, devido aos medicamentos hormonais em doses altas que retêm líquidos. Dor de cabeça também costuma ser comum, e ambos podem gerar desconforto, mas já existem protocolos bem estabelecidos e esses sintomas tendem a ser passageiros. Logo, os riscos desse procedimento, em geral, são mínimos.

Fertilização in vitro

Considerada o tratamento mais eficaz, a fertilização in vitro tem revolucionado a reprodução assistida. Esse também tem sido os métodos mais utilizados por casais homoafetivos. Atualmente, casais homoafetivos têm duas principais opções de procedimentos entre as quais escolher: inseminação artificial ou fertilização in vitro (FIV). Pelas altas taxas de sucesso, a FIV tem sido o tratamento mais escolhido entre os casais homoafetivos. No caso do casal de homens, a FIV torna-se a única opção possível.

Neste procedimento, a mulher recebe uma estimulação ovariana mais intensiva, seguida pela coleta dos óvulos, que são fertilizados em laboratório com os espermatozoides de um homem doador ou do parceiro. Os embriões resultantes são então implantados no útero da mulher. As taxas de sucesso variam de acordo com a idade, sendo mais elevadas em mulheres mais jovens.

Mulheres até 35 anos tem entre 50 e 60% de chance de gestação por tentativa; 36 a 39 anos fica ao redor de 30 e 40%; 40 anos, 20%; 42 anos fica entre 8 e 10%; 43 anos, 5%; e de 44 em diante, 1% até 0 de dar certo.

Para casais de homens, a FIV é a única opção e a situação costuma ser um pouco mais complexa. Eles deverão encontrar uma mulher na família para ceder o útero e levar adiante a gestação. O óvulo deve ser obtido de uma doadora anônima e o casal decide, entre si, quem fornecerá os espermatozóides para a FIV.

A fertilização in vitro tem algumas variantes. Por exemplo, ao contrário da intrauterina, mesmo após a menopausa, é possível realizá-la, pois a mulher pode receber óvulos de uma doadora anônima, cujo procedimento chama-se “óvulo de doadora”.

Tudo é feito de forma anônima, A doadora não saberá a identidade da receptora e vice-versa. Os óvulos da doadora são preparados e recolhidos para que sejam fecundados com o sêmen do parceiro da receptora em laboratório.

Uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), publicada em 2021, também passou a permitir a doação de óvulos e espermatozoides entre parentes de até 4º grau para procedimentos de fertilização in vitro.

Embora esse procedimento seja considerado o carro chefe para o sucesso de muitas gestações, há um entrave: o preço. Estima-se que uma fertilização in vitro em clínicas particulares oscile entre R$ 20 mil e 50 mil, por tentativa.

Já os efeitos colaterais são semelhantes aos da inseminação intrauterina. E ambos os métodos aumentam o risco de gestação gemelar.

Sexo programado

Outra técnica utilizada na reprodução assistida é o sexo programado, no qual a mulher recebe estimulação ovariana para aumentar a produção de óvulos, seguida pela orientação sobre os melhores dias para a relação sexual. Embora mais adequado para mulheres mais jovens, o sexo programado pode oferecer uma alternativa menos invasiva para alguns casais.

Na cidade de João Pessoa, algumas clínicas são especializadas nesses procedimentos. Conheça algumas delas abaixo.

Geare João Pessoa 

Oferece estrutura completa para acompanhar cada passo da jornada, seja em busca de um filho ou da preservação da fertilidade. Além da equipe de profissionais especialistas, tem laboratórios em Recife e João Pessoa, com tecnologia avançada. Tudo para que a experiência seja a melhor possível.

CrioVidas

O Laboratório, que tem como objetivo auxiliar na preservação da fertilidade masculina, está localizada no bairro de Miramar e tem à frente, o embriologista pioneiro na técnica de fertilização in vitro no Brasil, Dr Paulo Matheus, que foi o embriologista chefe da primeira equipe brasileira a realizar o primeiro bebê de proveta no Brasil.

Com uma estrutura moderna e técnicas avançadas, o laboratório Criovidas possui uma equipe de profissionais especializados para a realização dos exames masculinos. O espaço oferece um concierge masculino para receber e orientar nossos pacientes, sala de coleta seminal, equipadas e com muito conforto para os pacientes.

Este procedimento atende pacientes que passarão por algum procedimento que pode comprometer sua fertilidade, como; casos oncológicos, onde pacientes vão se submeter a quimioterapia e radioterapia e cirurgias de vasectomia.

Além da Criopreservação, o laboratório oferece uma gama de serviços para a saúde masculina como o espermograma, processamento seminal, fragmentação do DNA espermático, análise de retroejaculação, além do teste de estímulo espermático

Clínica Biofertil

A Biofertil é uma clínica dedicada a auxiliar casais com dificuldades de concepção ou infertilidade, oferecendo serviços de tratamento e orientação para promover a saúde reprodutiva na Paraíba. Com uma abordagem centrada na vida, a clínica valoriza o bem-estar dos clientes e os guia em suas decisões.

Suas instalações incluem espaços como recepção, consultórios médicos, sala de exames, sala de coleta masculina, salas de recuperação, centro cirúrgico e laboratório in vitro, proporcionando um ambiente confortável e discreto. A equipe da Biofertil oferece atendimento humanizado e personalizado, comprometida em ajudar os casais a realizar o sonho da concepção.

Ciclos Medicina Reprodutiva 

A Ciclos é uma clínica de Reprodução Humana Assistida em João Pessoa, Paraíba, que oferece uma variedade de tratamentos, incluindo Fertilização In Vitro, congelamento de óvulos, inseminação intrauterina e coito programado. Eles se destacam por seu atendimento humanizado, visando otimizar as chances de concepção natural. A clínica oferece uma abordagem personalizada, incluindo avaliação conjunta por ginecologista e urologista, salas de atendimento separadas para homens e mulheres, e uma equipe multidisciplinar com psicólogo, nutricionista e acupunturista para garantir os melhores resultados.

Ginecofetus

Com serviço de reprodução humana, laboratório de andrologia, USG reprodução humana, colposcopia e ginecologia, a Ginecofetus está localizada na Avenida Presidente Epitácio Pessoa, e tem o comando do médico ginecologista obstetra, Dr. Everaldo Vieira Filho.

Por: Adriany Santos