O Governo do Estado da Paraíba lançou nesta segunda-feira (8) o programa ‘Paraíba Conta o Câncer’, que abrange desde o rastreio, diagnóstico, estadiamento, tratamento, até os cuidados paliativos. De acordo com o Governo, estão previstos investimentos de aproximadamente R$ 170 milhões.
“A oncologia necessita de uma prioridade por parte dos gestores.”, afirmou Jhony Bezerra, secretário de Saúde do Estado em entrevista para o Correio Debate. De acordo com o secretário, o objetivo do programa é dar rapidez para o processo de tratamento contra o câncer.
O programa ‘Paraíba Contra o Câncer’ vai trazer uma ampliação da Rede Estadual de Oncologia e a implementação de uma regulação única para pacientes com câncer ou suspeita de câncer no estado. O intuito da regulação única é facilitar o acesso para os tratamento e diminuir o tempo de espera para os pacientes.
A princípio, o programa deve dar prioridade para os cânceres mais frequentes, como os de mama, próstata, colo de útero, aparelho digestivo, e pele não melanoma. O secretário afirmou que o programa também contará com auxílio da rede hospitalar privada por meio da contratação de clínicas especializadas e hospitais filantrópicos.
Funcionamento do ‘Paraíba Contra o Câncer’
De acordo com o secretário Jhony Bezerra, o primeiro passo para um usuário que estiver com suspeita de câncer, é procurar uma Unidade Básica de Saúde para se consultar.
A partir desse processo, a central de regulação do programa ‘Paraíba Contra o Câncer’, vai garantir ao paciente a consulta oncológica e os exames pré-operatórios, para dar início aos tratamentos no hospital.