A psiquiatria é uma área da medicina que lida com uma vasta gama de condições mentais, e entre elas estão algumas síndromes que são verdadeiras raridades. Essas síndromes, muitas vezes incompreendidas e pouco conhecidas, podem apresentar sintomas peculiares e desafios únicos tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde mental.
Essas síndromes muitas vezes desafiam as noções convencionais de percepção e realidade, levando a experiências por vezes desconcertantes para aqueles que as vivenciam. Os pacientes podem apresentar crenças delirantes profundas, como a convicção de que estão mortos, de que seus entes queridos foram substituídos por impostores ou até mesmo distorções na percepção da realidade, como a sensação de que o mundo ao seu redor está mudando de tamanho.
Apesar de sua raridade, as síndromes raras na psiquiatria merecem uma atenção especial devido ao seu impacto na vida dos pacientes e à complexidade dos sintomas envolvidos. Além disso, o estudo dessas condições pode proporcionar insights profundos sobre os processos cognitivos e emocionais humanos, contribuindo para avanços no entendimento e tratamento de transtornos mentais mais comuns.
Confira abaixo 5 síndromes pouco conhecidas na psiquiatria:
Síndrome de Capgras:
É uma crença delirante de que uma pessoa foi substituída por outra (“um impostor”), que seria psicologicamente diferente, mas fisicamente idêntica ao substituído. A síndrome de Capgras é a mais prevalente dos TDI e está associada a transtornos psiquiátricos como esquizofrenia e transtornos de humor, bem como a doenças neurológicas como Alzheimer, Parkinson e lesões cerebrais (trauma, vascular).
Síndrome de Cotard:
É uma condição rara caracterizada por melancolia ansiosa, delírios de não existência relativos ao próprio corpo e delírios de imortalidade. O paciente acredita estar morto, não existir ou ter perdido seus órgãos internos.
Síndrome de Alice no País das Maravilhas (ou micropsia e macropsia):
Também conhecida como síndrome de Todd, a sensação de imagem do corpo, visão, audição, tato e espaço/tempo da pessoa estão distorcidos. Pessoas com a condição tipicamente observam objetos como se fossem menores do que a realidade e as pessoas parecem maiores do que são.
Síndrome de Stendhal:
É uma doença psicossomática que causa aceleração do ritmo cardíaco, vertigens, desmaio, confusão e mesmo alucinações, quando um indivíduo é exposto a obras de arte de elevado valor..
Síndrome de Fregoli:
É a crença delirante de que alguém conhecido estaria fingindo ser outra pessoa, tendo a aparência do outro. Na síndrome de intermetamorfose, a pessoa familiar e o estranho identificado incorretamente compartilham similaridades físicas, bem como psicológicas. O paciente acredita que várias pessoas diferentes são, na verdade, a mesma pessoa que muda de aparência ou se disfarça.