Maternidade Frei Damião, que integra a rede hospitalar do Governo do Estado, em João Pessoa, superou a marca de 100 cirurgias bariátricas neste fim de semana (27 e 28). Ao todo, já são 105 pacientes beneficiados e que tiveram sua saúde e qualidade de vida restauradas, por meio do procedimento que consiste em reduzir a capacidade do estômago de receber alimentos, diminuindo a absorção de uma quantidade exagerada de calorias.
A unidade começou a oferecer as cirurgias bariátricas em novembro de 2023. Atualmente, 24 procedimentos são realizados por mês, tudo por meio do programa Opera Paraíba, que tem garantido o acesso às cirurgias eletivas de forma mais rápida e com grande capacidade de atendimento em todo estado, de maneira regionalizada.
A paciente Vanderli Barbosa Mendes tem 40 anos e foi submetida à bariátrica nesse sábado (27). Ela, que reside em Juarez Távora, sofre há dez anos com a obesidade e já tentou vários métodos para perder peso. “A obesidade diminui a qualidade de vida da gente, qualquer atividade simples se torna complicada com o sobrepeso. Fiz dietas, academia, tentei de tudo, mas não tive sucesso por isso, decidi fazer a bariátrica e dei entrada no procedimento. Só tenho gratidão por toda equipe da Maternidade Frei Damião e agora estou pronta para uma nova vida, é o meu renascimento”, afirmou.
De acordo com a diretora-geral da unidade, Marcela Tárcia, a Frei Damião tem se destacado na oferta de cirurgias eletivas pelo programa Opera Paraíba. “É uma grande alegria ver que esse projeto está sendo um sucesso, resgatando as pessoas de uma doença crônica e dando a elas a oportunidade de uma vida com mais saúde e bem-estar.
O programa Opera Paraíba desempenha um papel indispensável na melhoria da saúde dos paraibanos e a Maternidade Frei Damião tem se mantido bastante presente nesse contexto, oferecendo, além das cirurgias bariátricas, as histeroscopias cirúrgicas, mastectomias e histerectomia masculinizadoras, laqueaduras e as recém-implantadas cirurgias de endometriose”.
O programa Opera Paraíba já ultrapassou a marca de 100 mil cirurgias eletivas oferecidas e segue ampliando a oferta e a variedade de procedimentos oferecidos. O acesso ocorre por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS), onde o paciente recebe a indicação para cirurgia e já pode ser incluído na fila por meio da regulação. Há também a possibilidade de fazer o cadastro no site operaparaiba.pb.gov.br, onde o paciente pode anexar os exames e a solicitação médica e acompanhar o processo até a marcação da cirurgia.