saúde

Hemocentro realiza coleta itinerante no Dia do Trabalho em João Pessoa

Em média, o processo da doação demora uma hora, mas o tempo de coleta dura, no máximo, 15 minutos.

Hemocentro realiza coleta itinerante no Dia do Trabalho em João Pessoa

O Hemocentro da Paraíba, unidade da rede de Saúde do Governo do Estado, informa que em virtude do feriado do Dia do Trabalhador, nesta quarta-feira (1º de Maio), a unidade em João Pessoa estará fechada. Os interessados poderão efetuar a doação de sangue na coleta itinerante, que será realizada no Busto de Tamandaré, no bairro de Tambaú, na Capital paraibana, no período das 13h às 17h.

Para iniciar o atendimento na Unidade Móvel é indispensável apresentação do documento original com foto, podendo ser identidade, carteira de habilitação, carteira profissional ou e-título (com foto). Em média, o processo da doação demora uma hora, mas o tempo de coleta dura, no máximo, 15 minutos.

A diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, convida especialmente doadores com tipos de sangue negativo para participarem da coleta itinerante.  “A doação de sangue é um ato de solidariedade, voluntário e de amor. Através de uma doação você ajuda a salvar quatro vidas. Todo o processo é seguro e todo material usado é descartável. Aproveite você que tem o tipo sanguíneo negativo [A-, B- , AB- , O- ] para fazer este nobre gesto”, pontua a diretora.

Para realizar a doação também é preciso atender requisitos como ter entre 16 e 69 anos; quem tem 17 e 18 anos deve estar acompanhado de um representante legal (pai ou mãe), a primeira doação deve ser realizada até os 60 anos de idade, pesar mais de 50 kg, dormir bem na noite anterior a doação; não ingerir bebidas alcoólicas 24 horas antes da doação, estar descansado e alimentado.

Quem fez tatuagem, micropigmentação ou colocou piercing deve aguardar 12 meses para voltar a doar. No caso de procedimentos endoscópicos o tempo de espera deve ser de seis meses.