O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), inaugurou, nessa terça-feira (9), o novo espaço do Instituto Casa Azul, sediado na cidade de Solânea. Com a ação, o atendimento passou de 268 para 428 usuários diagnosticados com Transtorno de Espectro Autista (TEA) dos municípios de Bananeiras, Arara, Belém, Borborema, Casserengue, Dona Inês, Serraria e Solânea, no Brejo paraibano.
Com a ampliação, o Centro de Atendimento ao Autista ganhou mais sete salas de atendimento especializado. Na ocasião, também foi realizada a solenidade de assinatura do Termo de Colaboração com o município de Cacimba de Dentro, que irá fazer parte da gestão tríplice do serviço.
Conforme o convênio, caberá ao Governo Estadual o aporte de recursos para execução do serviço, enquanto os municípios disponibilizam profissionais e técnicos que atuarão no atendimento: professores, psicólogo, psicopedagogo clínico, educador físico, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, porteiro, entre outros. Já o Instituto Casa Azul fará cessão e o gerenciamento das instalações físicas adequadas para o atendimento e a execução do recurso.
A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), Pollyanna Dutra, destacou que a inauguração é um momento histórico para o Brejo paraibano. “Essa interiorização desse serviço voltado para o autista é fundamental. Antes, a gente só tinha na Capital e hoje o Governo do Estado descentraliza e vem para os municípios, deixando Solânea como referência para nossa Paraíba. É bom encontrar aqui tanto cuidado, tanto direito ofertado, o acesso à saúde, educação, lazer, inclusão e cidadania”, observou.
“O Governo do Estado entendeu a necessidade de dobrar os recursos por reconhecer a importância da inclusão na sociedade. Muitas obras de concreto estão acontecendo no estado, mas quando chego aqui vejo que a obra maior é ver o sorriso das mães trazendo os filhos para serem atendidos no Instituto Casa Azul. Esse é o maior legado! Estou extremamente feliz por entender que todo mundo importa neste processo”, completou a secretária.
O prefeito de Solânea, Kaiser Rocha, considerou o momento significativo para a população que precisa dos serviços. “Enquanto gestor e cidadão, é uma alegria ver que um sonho encabeçado por mães se transformou em algo grandioso. Enxergamos a seriedade do Instituto e dessas mães que deram as mãos e acreditaram, em nós do poder público que somos parceiros e colaboradores desse trabalho brilhante, Estado e municípios em prol de uma causa nobre”, afirmou.
Já o prefeito de Cacimba de Dentro, Nelinho Costa, considerou o quanto será importante essa adesão e parceria. “Fico feliz com essa parceria. Seremos o nono município e vejo a necessidade de que os outros municípios venham fazer parte dessa união. Estou impressionado com o trabalho que o Instituto Casa Azul tem feito com as pessoas que mais precisam na nossa região”, enfatizou.
Rosileide Jerônimo, moradora de Solânea e mãe do usuário dos serviços do Centro há mais de dois anos, revelou a alegria ao observar a evolução do filho. “Eu não tenho palavras para agradecer esse momento. Essa ampliação vai servir para outras pessoas que estão na lista de espera. Aqui encontrei acolhimento e ajuda para o meu Douglas”, contou emocionada.
Para Sônia Morais, do município de Belém, o serviço mudou a vida do filho Lucas Bernardo, de 4 anos. “Há dois anos, quando eu entrei aqui na Casa Azul, o meu filho era totalmente diferente, e hoje, devido às terapias está se comunicando e já falando. Tenho só gratidão ao Governo do Estado por estar junto com a gente nessa causa”, reforçou.
A coordenadora do Centro de Atendimento ao Autista, Edilma Azevedo, explicou que o Instituto é uma clínica-escola para atendimento de autistas. “Iniciado há cinco anos, o projeto foi idealizado por um grupo de mães de autistas. E hoje esse convênio tríplice sendo firmado com mais um município fortalece mais ainda o serviço prestado na região. Essa ampliação no Centro será de grande valia para o desenvolvimento desses autistas, eles ganharam espaço de oficina de música, neurologia e odontológico. Esses atendimentos clínicos e pedagógicos são voltados para as crianças carentes. Sem as terapias, a criança não desenvolve. Só temos que agradecer a Deus, ao Governo do Estado e às prefeituras por esse grande feito”, comemorou.
Participaram da solenidade, mães e usuários das regiões atendidas, além da presidente da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), Simone Jordão; prefeitos, vereadores e representantes dos municípios envolvidos e toda equipe da Coordenação Estadual de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência.