Nos últimos anos, principalmente no período de Pandemia, motivado pela Covid-19, várias pessoas acabaram tendo crises de ansiedade, depressão e lapsos de memória, além do isolamento social causado pela perda de parentes próximos. A partir disso, se faz necessário analisar essas informações, afim de que, a saúde mental desses indivíduos seja preservada.
Estratégias de enfrentamento
São muitas as formas pelas quais o ser humano pode obter uma boa saúde mental, dentre elas, o acompanhamento de um psicólogo é fundamental, fazendo com que um diagnóstico mais confiável seja feito com relação ao quadro do paciente. Para a Psicóloga Mayara Almeida, o profissional da área da saúde tem atuação direta na estabilidade mental:
“O psicólogo trabalha para promover a autoconsciência, o autoconhecimento e a aceitação. Através das sessões terapêuticas, os pacientes são encorajados a explorar os seus pensamentos, emoções e comportamentos, reconhecendo assim, os seus pontos fortes, limitações e valores.”, destacou.
Diversos pacientes optam por focar nas emoções, quando, na tentativa de desviar a atenção do problema, acabam fugindo dele ao não aceitar seu estado, o que contribui para uma redução no desgaste mental ou stress decorrentes do pensar demais na doença. Nesses casos, escolhem, por exemplo, adotar comportamentos que não faziam antes, como visitar parentes e viajar.
Importância de conscientização
O Psiquiatra Dr. Ricardo Zimmer, afirma que, a partir do momento em que a população se conscientiza da relevância acerca do tema, a identificação de sinais precoces se torna mais viável, bem como alinhar soluções com a finalidade do problema não se agravar no futuro.
O fato de lidar com as emoções mais íntimas das pessoas é um assunto delicado por natureza, entretanto, saber como administrar isso para que se tenha, além de um bom convívio social, uma integridade física e mental mais fortificada, é determinante para o equilíbrio e bem-estar do indivíduo.
Doenças mais comuns atualmente
- Síndrome de Burnout
Consiste em um distúrbio emocional decorrente do excesso de trabalho, ocasionando em sintomas intensos, como exaustão extrema e stress, além de esgotamento de físico e mental, em alguns casos mais extremos, o isolamento social também se faz presente, onde a pessoa se cansa do convívio social após a experiência negativa no ambiente laboral.
- Transtorno Dismórfico Corporal (TDC)
Em nossa sociedade, um padrão de beleza inalcançável foi estabelecido, o que contribuiu para o surgimento desse tipo de distúrbio, quando, o paciente, não enxergando sua real forma física, acaba vendo “defeitos” ou falhas inexistentes, influenciando, muitas vezes, na sua capacidade de trabalhar ou de socializar com outras pessoas.
Trata-se de uma das principais síndromes psicológicas no mundo atual, afetando mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Caracteriza-se, no geral, por uma tristeza profunda, que interfere na vontade fazer as tarefas do cotidiano. Seus sintomas mais pertinentes, são: exaustão sem causa aparente, baixa autoestima e mudança nos padrões alimentares.