Em 2023, a jovem TikToker, Bianca Almeida foi diagnosticada com a Síndrome Vasovagal. Após a descoberta, Bianca passou a compartilhar sua experiência nas redes sociais. Em vez de se desesperar, ela criou a série “desmaie comigo” no TikTok, onde registra seus desmaios em diferentes situações, como em casa, em pé no calor e durante decolagens.
Bianca Almeida ganhou bastante visibilidade ao compartilhar sua descoberta e rotina de convívio com a Síndrome Vasovagal, o que também causou uma grande curiosidade por parte de seus seguidores.
Já imaginou estar andando pela rua e de repente desmaiar por alguns minutos e depois acordar se sentindo melhor e sem saber o que aconteceu?. Pois é. Pode parecer estranho, mas, isso acontece comumente na vida de pessoas que sofrem com a Síndorme Vasovagal.
De acordo com a editoria do Dr. Dráuzio Varela, no site do UOL, a síndrome vasovagal, que causa desmaios repentinos, resulta da diminuição do fluxo sanguíneo no cérebro e no coração, levando à perda de consciência. Essa condição ocorre devido à queda da pressão arterial e da frequência cardíaca, provocada pela hiperexcitação do nervo vago, localizado na nuca. Essa “desconexão” do corpo é uma resposta de proteção, e as pessoas geralmente se recuperam rapidamente, como se o organismo fosse religado.
SINTOMAS
Os sintomas da síndrome vasovagal podem se manifestar de duas maneiras. A pré-síncope, onde a pessoa sente pressão baixa, tontura e mal-estar, tendo tempo para se deitar até a sensação passar.
Já a síncope, é quando ocorre um desmaio repentino, que pode resultar em quedas e lesões.
A síndrome pode ser desencadeada por diversos fatores, como estresse, má alimentação e movimentos bruscos. Além disso, o jejum prolongado, ambientes fechados ou com aglomeração, longos períodos em pé, calor excessivo e a falta de exercícios também podem contribuir para seu desenvolvimento.
TRATAMENTO
Não há um tratamento específico para a síncope, mas algumas medidas preventivas podem ajudar a evitar desmaios. É importante manter uma boa hidratação, garantir uma alimentação equilibrada, respeitar o peso corporal, incluir atividades físicas leves e evitar ficar em pé por longos períodos. Além disso, usar roupas leves no calor e manter uma rotina de sono adequada são essenciais.
Em casos específicos, onde o paciente possui outras condições de saúde, a equipe multidisciplinar, composta por clínico-geral, cardiologista e neurologista, pode considerar o tratamento medicamentoso.
Fatores sociais, emocionais e psicológicos também podem influenciar a gravidade da síndrome vasovagal. Portanto, o acompanhamento médico deve ser contínuo. O estresse excessivo pode levar a desmaios frequentes, mesmo com cuidados adequados em hidratação, nutrição e sono.