Saude

CIRURGIA METABÓLICA: por que paraibanos famosos estão desfazendo o procedimento para não morrer?

Pessoas que são diagnosticadas com obesidade e até mesmo alguma doença, como a diabetes, têm buscado meios de perder peso

Foto: Marcelo Júnior / Polêmica Paraíba
Foto: Marcelo Júnior / Polêmica Paraíba

A cirurgia bariátrica é um dos procedimento cirúrgicos que ajudam na perda de peso em casos de obesidade grave, modificando o sistema digestivo para limitar a quantidade de alimentos ou alterar a absorção de nutrientes. Seu objetivo é promover uma perda de peso significativa e sustentada, além de melhorar condições de saúde associadas à obesidade, como diabetes tipo 2 e hipertensão.

Outra alternativa é a cirurgia metabólica, ela é indicada no tratamento da diabetes tipo 2, especialmente em pacientes com obesidade severa ou resistência à insulina. Ao contrário da cirurgia bariátrica tradicional, cujo principal objetivo é a perda de peso, a cirurgia metabólica concentra-se especificamente na melhoria dos processos metabólicos e no controle da glicose no sangue.

Recentemente, o comunicador paraibano, Fabiano Gomes divulgou sua internação no Hospital Sírio Libanês em São Paulo, para realizar uma cirurgia de reversão desse procedimento. Fabiano irá desfazer o procedimento realizado ainda no ano de 2012, quando foi diagnosticado com diabetes e obesidade.

Fabiano Gomes realizou a cirurgia metabólica, procedimento conhecido por ser a cura da diabetes, onde se é retirado um pedaço do intestino e com isso, o pâncreas é menos estimulado e o organismo produz uma série de outros hormônios, para coibir quase que em sua totalidade os sintomas da diabetes.

Porém, devido a algumas complicações da cirurgia, Fabiano Gomes passará, na próxima terça-feira (28), por uma nova cirurgia para reverter a primeira. A cirurgia será realizada em Campina Grande, e terá duração de cerca de 8 horas. De acordo com informações repassadas ao Polêmica, a primeira cirurgia que foi realizada vem se complicando, causando uma perda de peso diária e a absorção mínima de alimentos e remédios.

Outro paraibano bastante conhecido e que também se submeteu a realização da cirurgia metabólica, foi o deputado estadual e secretário de Articulação Política da Paraíba, Márcio Roberto.

Segundo o deputado, ele precisou realizar a cirurgia devido a um diagnóstico de diabetes e obesidade, em 2010. No entanto, durante muitos anos sofreu com algumas complicações pós-cirúrgicas, sendo necessário passar por muitos outros tratamentos de saúde.

O ex-deputado estadual, Jeová Campos é outro nome conhecido na Paraíba, e que também precisou realizar a cirurgia metabólica. Ele realizou o procedimento em 2015, em Recife. Mas, diferentemente do deputado Márcio Roberto e Fabiano Gomes, Jeová não teve complicações pós-cirúrgicas.

A cirurgia metabólica, como qualquer outro tipo de cirurgia, envolve benefícios e riscos. Por isso, abaixo trazemos alguns desses benefícios e riscos potenciais que envolvem o procedimento.

Benefícios

A cirurgia bariátrica oferece diversos benefícios aos pacientes, além da perda de peso. Ela melhora a saúde metabólica, reduzindo doenças como diabetes tipo 2, pressão alta e colesterol elevado, muitas vezes diminuindo a necessidade de medicamentos. Também aumenta a qualidade de vida, proporcionando maior mobilidade, energia e autoestima, e reduzindo limitações físicas e emocionais causadas pela obesidade.

Além disso, a cirurgia ajuda a reduzir o risco de complicações graves associadas à obesidade, como doenças cardíacas, derrames e apneia do sono, promovendo uma vida mais saudável e longa.

Riscos

A cirurgia metabólica apresenta diversos riscos, incluindo complicações cirúrgicas como sangramento, infecção e trombose, refluxo gastroesofágico, deficiências nutricionais devido à alteração na absorção de nutrientes, complicações metabólicas como hipoglicemia, e complicações psicológicas como depressão e transtornos alimentares. Estes riscos devem ser considerados antes de optar pelo procedimento.