Saúde

Central de Transplantes da Paraíba registra 9ª doação de coração do ano

Central de Transplantes da Paraíba registra 9ª doação de coração do ano

A Central de Transplantes da Paraíba realizou, no fim da manhã deste sábado (24), a sua 9ª doação de coração e 35ª doação de múltiplos órgãos do ano.  A doação aconteceu no Hospital de Trauma de Campina Grande, e foi feita por uma jovem de 20 anos, vítima de um Acidente Vascular Encefálico Hemorrágico (AVEH), cujos órgãos foram destinados para pacientes paraibanos e pernambucanos.

A paciente chegou na unidade no último dia 20 de agosto, quando ficou internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A doação aconteceu após a confirmação da morte encefálica, determinada por meio de rigoroso protocolo de confirmação, e entrevista familiar positiva. Além do coração, foram doados o fígado, o rim esquerdo e as córneas.

A cirurgia para a captação dos órgãos teve início pouco antes das 12h. O coração foi o primeiro órgão a ser retirado, e levado de imediato para o estado de Pernambuco, onde o paciente receptor, de 63 anos, já aguardava. O transporte foi feito por um helicóptero da Secretaria de Segurança Pública do estado vizinho. O fígado e o rim foram retirados na sequência, sendo cada órgão encaminhado para seus receptores, sendo o fígado recebido por um paraibano de 25 anos, e o rim esquerdo, beneficiando uma mulher de 54 anos. As córneas foram levadas para o Banco de Olhos da Paraíba.

A diretora da Central de Transplantes da Paraíba, Rafaela Dias, destacou que essa doação tem um significado muito especial para o serviço no estado. “Essa foi nossa 35ªdoação do ano, que dá uma média de mais de quatro doações por mês; a 9ª doação de coração, sendo seis transplantes realizados na Paraíba e três em Pernambuco, e também elevando a média do nosso número de doações de coração, superando o número de uma por mês. Então hoje é motivo de agradecer mais uma vez a essa família doadora, sabendo que esse gesto de amor ao próximo está salvando a vida de outras pessoas. A doação de órgãos só existe porque têm pessoas boas, que pensam no próximo”, pontuou.

Em 2024, a Paraíba já realizou 198 cirurgias de transplantes, sendo seis de coração, 15 de rim, 23 de fígado, nove de medula óssea e 145 de córneas.