Previna-se

Câncer de próstata: 1.650 novos casos podem acorrer na PB; conheça ações de prevenção oferecidas em João Pessoa

O câncer de próstata é o mais comum entre os vários tipos da doença na Paraíba, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) de 2023. 

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, representando cerca de 29% dos casos de câncer, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Somente em 2023, foram estimados mais de 70 mil novos casos no país, o que ressalta a importância de iniciativas que promovam a conscientização e o diagnóstico precoce. 

O câncer de próstata é o mais comum na Paraíba

O câncer de próstata é o mais comum entre os vários tipos da doença na Paraíba, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) de 2023. 

De acordo com o Inca, para o triênio 2023-2025, estima-se que cerca de 1.650 novos casos de câncer de próstata possam acontecer no estado.

Risco de desenvolver a doença aumenta com a idade

O risco de desenvolver câncer de próstata aumenta com a idade, principalmente após os 50 anos. Cerca de 75% dos homens com a doença têm mais de 65 anos. 

O diagnóstico precoce do câncer de próstata pode possibilitar uma chance de cura de mais de 90%.

Saúde de João Pessoa oferece serviços de prevenção

Em João Pessoa, a população masculina pode recorrer a vários serviços de saúde para a prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, incluindo:

  • Hospital Edson Ramalho: Oferece assistência especializada em saúde do homem 
  • Laboratório Central do Município (Lacen-JP): Realiza o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) para rastreio do câncer de próstata. O exame é indicado para homens com queixas urológicas, histórico na família ou com suspeita de câncer. 
  • Unidades de Saúde da Família (USF): Oferecem atendimentos básicos à população masculina. 
Novembro Azul e os serviços de saúde no mês de alusão a prevenção

Ao longo do mês, serão realizadas diversas ações de prevenção e promoção à saúde do homem nos serviços da rede municipal e em instituições parceiras.

Nas Unidades de Saúde da Família da Capital, os usuários terão acesso a palestras sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, testes rápidos, atualizações de vacinas, atualização de cadastro, aferição de pressão arterial, auriculoterapia, ventosaterapia, massagem, consulta médica e odontológica.

Na Policlínica Municipal da Pessoa Idosa, além das atividades de prevenção e promoção à saúde, serão ofertados exercícios de alongamento, corte de cabelo, lanche e sorteio de brindes na quinta-feira (7), a partir das 14h. Já no dia 22, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) promoverão rodas de conversas para os funcionários, usuários e familiares.

Atividades com instituições parceiras – A equipe da SMS levará serviços de saúde também para instituições parceiras. Nos dias 21 e 28 deste mês, serão disponibilizados na Funad: aferição de pressão, testagem rápida para ISTs, ações educativas e palestra sobre saúde integral do homem.

No dia 13, as atividades acontecem no SEST/SENAT. Já no dia 19, das 8h às 12h, os serviços serão oferecidos na Praça Bela Vista, em Jaguaribe, direcionados aos taxistas. O público terá acesso a avaliação odontológica, práticas integrativas e complementares à saúde, consultas de enfermagem, imunização, testes rápidos para ISTs e verificação de pressão arterial.