Do Litoral ao Sertão

Opera Paraíba realiza mais de 12 mil procedimentos eletivos no mês de maio

O Governo da Paraíba divulgou, nessa quinta-feira (2), o calendário de cirurgias eletivas do Opera Paraíba do mês de maio.

Opera Paraíba realiza mais de 12 mil procedimentos eletivos no mês de maio

Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgou, nessa quinta-feira (2), o calendário de cirurgias eletivas do Opera Paraíba do mês de maio. Até o fim do mês, o programa vai passar por 24 cidades do Litoral ao Sertão e a meta é realizar mais de 12 mil procedimentos em 31 dias, levando qualidade de vida aos paraibanos.

A ação, que já realizou mais de 100 mil cirurgias, desde o seu lançamento no fim de 2019, vai contemplar pacientes das três Macrorregiões de Saúde com cirurgias gerais, bariátricas, oftalmológicas, ortopédicas, urológicas, de otorrino, ginecológicas, vascular, mastologia e proctologia.

O programa tem garantido o acesso da população às cirurgias eletivas de forma mais eficiente e com grande capacidade de atendimento em todo estado, de maneira regionalizada.

Atualmente, são mais de 30 unidades pactuadas para as cirurgias eletivas do programa que atuam de forma regular e itinerante. Algumas unidades oferecem os procedimentos diariamente, como o Hospital de Clínicas, em Campina Grande, e outras foram integradas ao programa para ampliar o público beneficiado, recebendo pacientes em dias específicos, de acordo com a demanda já existente em sua rotina.

O secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, observa que o modelo de regionalização do Opera Paraíba colocou a saúde do estado em um outro nível. “Por meio do Opera Paraíba, os paraibanos tiveram o acesso facilitado à realização de cirurgias eletivas. Já são mais de 100 mil procedimentos realizados, colocando a Paraíba entre os estados do Brasil que mais têm feito cirurgias, e por isso somos referência para outros estados, que têm adotado o modelo do nosso programa como case de sucesso”, observou.

Confira as cidades contempladas em maio

3, 4 e 5/5- Campina Grande, Piancó, Sousa, Solânea, Patos, Picuí e Pombal

10,11 e 12/5 – Itabaiana, Coremas, Bananeiras, Taperoá, Itaporanga, Monteiro, Pombal, João Pessoa e Campina Grande

17, 18 e 19/5 – Itapororoca, Cajazeiras, Monteiro, Sousa, Belém, Pombal, Santa Luzia, Catolé do Rocha, Itaporanga, João Pessoa e Campina Grande

24, 25 e 26/5 – Sousa, Solânea, Cajazeiras, São Bento, João Pessoa e Campina Grande