São João chegando e nada mais típico que comer um milho verde quentinho, não? Cozido ou assado, ele é lembrado por todos quando o assunto é São João, mas sabemos que o cardápio junino vai além desse vegetal maravilhoso. Portanto, as mais variadas receitas são postas a mesa nessa época.
Mas uma das coisas mais difíceis de acontecer é justamente manter a boa forma quando o assunto são as comidas típicas juninas. A nutricionista Clarissa Barreto explica que o milho é altamente recomendado: “É fonte de energia e possui um baixo teor calórico”. Ela ainda diz que outros ingredientes podem alterar a dieta dos que preferem algo mais saudável: “O milho em si não é prejudicial a sua dieta, o problema fica justamente nos ingredientes que as pessoas costumam colocar nele como manteiga, óleos, açúcar…”.
Mas hoje já é possível adaptar sua mesa junina a pratos fitness, deixando-os com pouca ou quase nenhuma caloria. Todos com um baixo teor de açúcar, sal e outros derivados que muitos querem passar longe. E é por isso que resolvemos montar um especial com cinco receitas para você não sair de sua dieta, comer bem e não ter nenhuma surpresa no fim das festividades, o que você acha? Então, vamos a elas!
Arroz Doce fit – Uma das receitas mais reproduzidas nas festas juninas é o arroz doce. Com um sabor inconfundível, o doce é originário da ásia e foi trazido por colonizadores portugueses ao brasil. Com isso, trouxe também mais ingredientes calóricos na receita, como: leite condensado e doce de leite. Mas não precisamos cortar esse prato tão especial da nossa festa, basta usar os ingredientes certos para obtermos um arroz mais leve e menos calórico.
Ingredientes
- 1 copo de arroz lavado;
- 2 copos (400ml) de água fria;
- 1 litro de leite desnatado;
- 1 colher de sopa de adoçante culinário;
- 1 casca de limão;
- 4 colheres de sopa de leite desnatado em pó;
- Canela em pó para polvilhar.
Modo de preparo:
- Junte o arroz e a água em uma panela e deixe de molho durante uma hora;
- Leve ao fogo e quando o arroz secar, adicionar o leite aos poucos;
- Acrescente o adoçante e a casca de limão à mistura;
- Depois que o arroz cozinhar, retirar do fogo e adicionar o leite desnatado em pó;
Finalizar polvilhando com a canela.
Bolo de milho fit – Originário dos índios Tupis Guaranis, a iguaria é conhecida pelos nativos como Mbojape e é usada em rituais de batismos. Aliás, a palavra “milho” é derivada de uma outra palavra indígena que significa “sustento da vida”. Portanto, nada melhor que um bolo de milho à mesa, não? Mas para quê se preocupar com o regime? A receita do bolo de milho fit contém uma menor quantidade de calórias e ainda assim é delicioso.
Ingredientes
- 2 espigas de milho verde;
- 3 ovos;
- 7 colheres (sopa) de fubá;
- 1 xícara (chá) de leite desnatado;
- 1 xícara (chá) de adoçante em pó para culinária;
- ½ xícara (chá) de óleo de canola;
- 1 colher (sopa) de fermento em pó químico.
Modo de preparo
- Bata todos os ingredientes no liquidificador;
- Despeje em uma forma de 18 cm de diâmetro untada e polvilhada com farinha de trigo;
- Leve para assar em forno médio preaquecido à 180ºC por aproximadamente 40 minutos.
Pé de moleque light – Chegou ao brasil através do navegador Martin Afonso de Souza, na mesma época, a cana de açúcar começou a ser produzida em solo brasileiro. Um dos carros chefes das festas juninas espalhadas pelo pais, o doce é um dos mais admirados e consumidos, além de ser 100% brasileiro. Geralmente é produzido com rapadura, deixando o doce altamente calórico e longe dos ideias das pessoas que buscam uma alimentação mais equilibrada. Mas claro, um doce tão tradicional não poderia ficar de fora da sua festa. Por isso, veja os ingredientes e substitua-os pelos mais saldáveis.
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de amendoim;
- 3 xícaras (chá) de leite desnatado;
- 1 colher (sopa) de margarina light;
- 1 xícara (chá) de açúcar mascavo;
- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio.
Modo de preparo
- Coloque o leite, o açúcar, a manteiga e o bicarbonato de sódio em uma panela grande e leve ao fogo baixo deixando ferver por 1 hora e meia. Mexendo direto, até formar uma calda grossa.
- Nesse meio tempo coloque o amendoim em uma forma e leve-o ao forno médio por 30 minutos, mexendo direto também, até que esteja torrado e a pele saia com facilidade.
- Tire a calda grossa de leite do fogo e bata bem. Quando começar a açucarar, acrescente o amendoim, misture e despeje em um mármore untado.
- Corte em pedaços, e antes de separá-los, deixar esfriar.
Paçoca fit – Quem resiste a uma paçoca, concorda? O doce de amendoim é obrigatório em todas as épocas, mas no São João ele ganha força, além de um toque especial. E advinha, outro doce com origem indígena! Seu nome vem do tupi “po-çoc”, que significa “esmigalhar”, e já entendemos bem o origem, já que o doce é composto basicamente de amendoim triturado, açúcar e farinha de mandioca. Para sua versão Fit, o principal ingrediente não é alterado, o amendoim continua intacto, mas agora, sem sal. Havendo outras substituições importantes, como a linhaça e o óleo de coco, confira:
Ingredientes
- 300 g de amendoim sem sal;
- 1 colher de linhaça dourada;
- 1 colher de óleo de coco;
- 1 pitada de adoçante em pó.
Modo de Preparo
- Aqueça o amendoim em uma panela misturando por 3 minutos;
- Jogue no liquidificador e bata até virar um pó;
- Acrescente a linhaça dourada, o óleo de coco e o adoçante em pó;
- Vá batendo no liquidificador, mas pare antes de virar pasta, ficando apenas um pó bem fino;
- Faça a paçoca no formato que quiser e coloque em uma forma para ir ao forno por 15 minutos.
Bolo de amendoim fit e light com coco – Amendoim é um ingrediente obrigatório na mesa junina, além da paçoca e do pé-de-moleque, que tal preparar um bolo de amendoim fit e light com coco? Para aproveitar sem sair muito da dieta, a nutricionista Clarissa Barreto recomenda essa receita por conter menos colorias em comparação com outras receitas produzidas na data.
Ingredientes
- 2 xícaras de amendoim sem sal triturado;
- 5 ovos;
- 5 colheres de sopa de açúcar de coco;
- 2 colheres de sopa de leite de coco;
- 1 colher de sopa de fermento em pó.
Modo de Preparo
- Bata primeiro o amendoim no liquidificador até obter uma farofa;
- Depois, despeje em um bowl e incorpore com os outros ingredientes, lembrando de colocar o fermento por último;
- Envolva tudo muito bem e despeje essa massa em uma forma untada e enfarinhada;
- Leve ao forno médio pré-aquecido por 25 minutos ou até dourar;
- Espere amornar, desenforme e sirva em fatias.
Fonte: Blog Social
Créditos: Blog Social