pagamento

Zé Aldemir entrega última parcela do Fuminc e secretário chama classe artística para discutir edital de 2018

O Fuminc incentiva com recursos financeiros os projetos aprovados por uma equipe técnica em análise de projetos culturais composta por três pessoas, satisfazendo as exigências contidas no edital, dentro dos limites orçamentários e financeiros.

O prefeito José Aldemir liberou, na manhã de hoje, a terceira e última parcela do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fuminc-2017) para os artistas contemplados com o projeto, via Secretaria de Cultura e Turismo do município. A solenidade, realizada no Centro Cultural Zé do Norte, contou com presenças de diversos artistas. Ubiratan de Assis, secretário de Cultura e Turismo, Chico Amaro, representando os artistas, e o empresário Alexandre Costa participaram do evento. Bernadete, do Balé Irmã Fernanda, representou os contemplados no recebimento do cheque correspondente a R$ 33.143,10 da última parcela do Fuminc.

O prefeito José Aldemir destacou, em sua fala, que o objetivo foi fazer cumprir o que a lei determina. Neste sentido, a Prefeitura Municipal de Cajazeiras, na atual gestão, entra para a história como a primeira a respeitar a lei de incentivo a cultura, ao repassar ao Fuminc o percentual de 2% da arrecadação do município, conforme a lei 1891/2010. “Temos que fazer política pública para todas as categorias indistintamente”, disse, agradecendo ao secretário Ubiratan de Assis pelo apoio ao segmento. “Precisamos fazer cumprir o dever de casa, atendendo a todos os segmentos com seriedade e sem bandeira política”, completou.

O secretário de Cultura e Turismo, Ubiratan de Assis, destacou o cumprimento da Prefeitura Municipal de Cajazeiras em pagar as três parcelas dentro do mesmo período, algo que não tinha sido feito em gestões anteriores. Ao mesmo tempo, conclamou a classe artística e cultural de Cajazeiras para discutir sobre o edital do Fuminc-2018. “Queremos contemplar todos os segmentos artísticos e precisamos nos reunir para discutir em conjunto a melhor forma de formatar o novo edital”, declarou.

Representando os artistas, o cantor e compositor Chico Amaro enfatizou o trabalho feito pela Prefeitura Municipal de Cajazeiras, através da Secretaria de Cultura e Turismo. “A gente estava parado aqui e as coisas começaram a acontecer a partir da chegada de Ubiratan de Assis à Secretaria de Cultura, com o apoio do prefeito José Aldemir”, enfatizou.

O Fuminc incentiva com recursos financeiros os projetos aprovados por uma equipe técnica em análise de projetos culturais composta por três pessoas, satisfazendo as exigências contidas no edital, dentro dos limites orçamentários e financeiros.

Foram contemplados 21 projetos, valorizando as mais diversas manifestações artísticas, como: xilogravura, balé, dança de rua, música, cinema, história, literatura, capoeira, festejos juninos, teatro, arte-educação e cartões postais, entre outros.

 

Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria