Uma boa notícia para os profissionais que atuam como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos/PB) participou nesta quarta-feira (30), na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, da aprovação do Projeto de Lei PL 1731/2021, que estabelece o aumento do piso salarial da categoria.
Como forma de valorizar os profissionais, em 2021, o deputado Wilson Santiago apresentou o Projeto Lei PL 1825/2021, que teve como objetivo atender a categoria dos fisioterapeutas, no aumento do piso salarial nacional.
Na reunião da Comissão de Saúde, para que houvesse avanço na aprovação nas demais comissões, o PL 1825/21 do deputado Wilson Santiago foi objeto de acordo, e então, incluído ao PL 1731/2021, que segue para ser debatido e apreciado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP). O projeto fixa o piso salarial de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais em R$ 4,8 mil mensais para uma jornada de 30 horas por semana.
O deputado federal Wilson Santiago parabenizou a categoria e afirmou que o Projeto de Lei é fundamental na valorização e qualidade de vida dos profissionais. “Particularmente apresentei este PL, porque era uma forma de valorizar os fisioterapeutas e agradecer pelo trabalho de tamanha importância que realizam na área da saúde para a população em todo o território nacional”, assegurou.
Atualmente, as duas profissões são regulamentadas pela Lei 8.856/1994 que prevê jornada de trabalho máxima de 30 horas por semana, mas não estabelece um valor mínimo para remuneração – o que desestimula o crescimento da área e até mesmo a permanência dos atuais trabalhadores.
Santiago lembrou que esta é mais uma vitória e uma forma da Câmara dos Deputados reconhecer o valor do trabalho dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. “Hoje é um dia muito significativo para os profissionais que contribuem para a recuperação de muitos pacientes pelo Brasil inteiro. Começando nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), onde o fisioterapeuta tem um trabalho fantástico para a sobrevida dos pacientes, e principalmente na pandemia, onde o serviço foi fundamental aos brasileiros. Portanto, hoje precisávamos aprovar este projeto de forma definitiva, para que os profissionais sejam cada vez mais valorizados por esta Casa e pelo Governo.”, ressaltou o deputado Wilson.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba