Deputado é o relator do projeto que prevê mudanças no sistema, incorporando ensino profissionalizante
O relator do novo Ensino Médio brasileiro, deputado federal Wilson Filho (PTB), e o presidente da Comissão Especial destinada a promover Estudos e Proposições para a Reformulação do Ensino Médio, Reginaldo Lopes (PTMG), se reuniram com o Ministro da Educação, Cid Gomes, em Brasília. O encontro serviu para tratar de algumas modificações que virão com o projeto de lei 6.840/2013. “Nós fomos ouvir o novo ministro sobre as ideias que ele tem a respeito do novo ensino médio. Queremos trabalhar essa reformulação em parceria com o Governo”, destacou o parlamentar, acrescentando que o relatório já está pronto para ser levado a plenário e que as ponderações de Cid Gomes poderão ser incorporadas.
A grande modificação proposta, conforme destacou Wilson Filho, é que o Ensino Médio não vai preparar o aluno só para a universidade e sim para o mercado de trabalho. “Dos estudantes que terminam o Ensino Médio, apenas 12% vão para o Ensino Superior, o restante vai para o mercado de trabalho. O que estamos propondo é que o Ensino Médio cumpra o seu papel de preparar o estudante para a vida, por isso, será mais profissionalizante”, explicou.
De acordo com o deputado, o estudante vai poder escolher a área que ele tem mais afinidade, para ter uma espécie de reforço. “Os alunos terão ênfase na disciplina que tiverem mais afinidade. Serão aulas mais interativas, mais dinâmicas e até mais aulas para que eles se esforcem nas disciplinas que mais gostam”, disse, lembrando que o estudante não repetirá de ano, será reprovado apenas na disciplina que não alcançou a média.
O deputado aproveitou a oportunidade para falar com o ministro sobre a situação da educação na Paraíba. Pediu uma atenção especial em relação a novas escolas e creches. “Nosso estado carece de mais instituições de ensino. Precisamos investir na formação dos nossos jovens”, destacou.
Projeto de lei – O projeto 6.840/2013 propõe mudanças no Ensino Médio brasileiro e foi elaborado pela Comissão Especial destinada a promover Estudos e Proposições para a Reformulação do Ensino Médio (CEENSI) da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado federal Reginaldo Lopes (PTMG) e que tem como relator o deputado Wilson Filho (PTB-PB).