O advogado Raoni Vita protocolou no último dia 22 de fevereiro uma ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), na qual questiona a legitimidade do nome da capital da Paraíba, João Pessoa. A polêmica sobre o nome da cidade já dura bastante tempo e ganha um novo capítulo em 2023.
Com base na Constituição Estadual de 1989, Raoni entrou com um pedido de consulta popular para que os moradores da cidade digam se querem ou não manter o nome João Pessoa, através de um plebiscito nas Eleições Municipais de 2024.
Um movimento um tanto recente pela mudança do nome da capital foi encabeçado pelo ex-vereador Fuba em 2008. Na época, o vereador criou uma cartilha sobre o tema, que se transformou no livro ‘Parahyba 1930: a verdade omitida’. O nome pregado no movimento liderado por Fuba seria o Parahyba, com H e Y, que era o nome que a cidade tinha antes da morte de João Pessoa.
Pensando nessa discussão, o Polêmica Paraíba abriu uma enquete na semana passada com o intuito de saber a opinião dos paraibanos sobre esse tema.
Em uma disputa que não foi muito acirrada, o público votou pela manutenção do nome da cidade, que desde 1930 se chama João Pessoa. O segundo colocado foi Parahyba com praticamente metade da porcentagem dos votos, na sequência tivemos Cabo Branco, Filipéia e por último, Nossa Senhora das Neves que foi o primeiro nome da nossa capital.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba