Em entrevista ao jornalista Hermes de Luna, no Correio Debate, da TV Correio, na última sexta-feira (8), o desembargador Leandro dos Santos, vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), afirmou que em breve estará assumindo a presidência do órgão, e que a viúva do ex-senador José Maranhão, desembargadora Maria de Fátima Bezerra, deverá assumir o posto vago como vice-presidente.
Devido a um rodízio que é respeitado dentro do órgão, Leandro assumirá a presidência em março de 2022, quando o atual presidente, desembargador Joás de Brito, deixará o cargo: “Nós temos um sistema de rodízio na Justiça Eleitoral. A gente cumpre um biênio, sendo um ano como vice-presidente e um ano como presidente”, explicou.
Sobre Fátima, Leandro disse que a intenção é que ela assuma o posto que ficará vago. Consequentemente, Maria de Fátima assumiria, em seu segundo ano no biênio, a presidência do órgão. A escolha, que é feita pelo Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, no entanto, não está definida.
“Nós vamos, no Tribunal de Justiça, escolher um novo membro que virá para essa vaga que foi aberta. Nós temos já discutido internamente, não há ainda a escolha, mas oficiosamente, a ideia é que a desembargadora Maria de Fátima Bezerra possa ser a próxima escolhida. Já há essa discussão interna”, disse.
Em seguida, Leandro elogiou a desembargadora e expressou o seu desejo para que ela seja escolhida.
“Ela tem todo o direito de participar dessa votação e tem toda uma bagagem de experiência, de vida eleitoral, como juíza há mais de 30 anos. Então ela será uma grande aquisição, caso isso se confirme. Eu falo com o desejo do meu coração de que seja ela, porque vai me ajudar, pois será minha vice-presidente e corregedora do nosso Tribunal”, falou.
Leandro disse também que o órgão já está se preparando para as eleições do próximo ano. Ele afirmou que na semana passada ocorreu uma reunião com equipes internas do TRE, para separar o que já tem sido adiantado e o que falta adiantar para o pleito do próximo ano.
Não só isso, o desembargador afirmou que em breve, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba realizará um evento interno, para discutir entre os membros do órgão, como vai ser a atuação do Tribunal nas eleições de 2022, a partir das novas regras eleitorais que serão sancionadas.
“Nós vamos aguardar que o Tribunal Superior Eleitoral faça a publicação [das novas regras] para a gente poder tornar públicas essas alterações. Nós já temos em preparação, com a Escola Judiciária Eleitoral, um evento para que a gente possa debater internamente essas mudanças, para que a gente possa ter esse trabalho de conscientização, de informação”, disse. “A gente vai se sentar, estudar tudo isso para ver a dimensão dessas alterações”, completou.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba