O presidente da Câmara Municipal de Piancó, Sertão do Estado, Pedro Aureliano (PMDB), adquiriu um bafômetro para impedir que os vereadores da casa participem das sessões embriagados. “Chegou a acontecer de cair uma garrafa de uísque em plena sessão. A mesa diretora tomou a atitude de pedir um bafômetro”.
A medida incomum repercutiu nacionalmente, sendo destaque em vários sites. Segundo o presidente, os casos de vereadores embriagados acabaram, mas o procedimento foi considerado ilegal, pois contraria o regimento interno da casa.
A repercussão negativa do caso, fez Pedro Aureliano decidir doar o equipamento para a Polícia Rodoviária Federal ou para a Polícia Militar.
O bafômetro que serve para medir o grau de alcoolemia pelo teor alcoólico da expiração dada por uma pessoa ainda não foi utilizado pelos vereadores, mas, segundo Pedro Aureliano, a compra do equipamento trouxe resultados positivos. “Eles não vieram mais embriagados para as sessões. Se continuasse vindo dessa forma, iríamos mudar o Regimento Interno”, afirmou.
Polêmica Paraíba