O vereador Fuba (PT) apresentou durante sessão desta quarta-feira (26), na Câmara Municipal de João Pessoa, um projeto para barrar o desperdício de água na Capítal do Estado. A multa será de meio salário mínimo para quem for pego lavando carros, calçadas ou praticando qualquer outro tipo de desperdício de água.
O mesmo vai valer para a Cagepa quando não viabilizar de imediato o conserto de canos estourados, assim que for avisada pela comunidade. Segundo ele, o problema da falta de água é mundial e não é só da Paraíba, e por isso se faz necessário um mecanismo que evite, neste momento de crise hídrica, o desperdício.
“Estou apresentando esse projeto para fazer um disciplinamento do uso da água para garantir a preservação para as futuras gerações. Uma das medidas é proibir o uso de mangueiras e multas para quem for pego desperdiçando água. O mesmo se faz para a Companhia de Água do Estado, a Cagepa, que se não tomar providências imediatas sobre os vazamentos levará multa diária de um salário mínimo”, ressaltou.
Ele informou ainda que é necessário que se faça isso para que as pessoas se conscientizem da situação. Pelo projeto do vereador qualquer cidadão poderá fazer a denúncia e esse será um dos mecanismos de controle.
“A própria população poder fiscalizar e se for comprovado a irregularidade as providências serão tomadas e multas serão destinadas aos projetos sociais ou até mesmo para preservação do meio ambiente, vai caber a Prefeitura a orientação”, disse.