O senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) aproveitou sua participação na sessão remota do Senado Federal realizada na tarde e noite desta terça-feira (31) para elogiar a iniciativa do Ministério Público do Trabalho na Paraíba – MPT-PB, que destinou R$ 5,3 milhões pra ações de enfrentamento ao coronavírus no Estado. O valor é resultado da atuação da instituição, indenizações por danos morais coletivos e multas trabalhistas.
Ele lembrou que, no País, já são mais de R$ 60 milhões destinados pelo MPT para ajudar estados e municípios no combate À Covid-19. O dinheiro será usado para a aquisição de ventiladores pulmonares (pelo menos 20 unidades), equipamentos de proteção individual (EPIs), além de antimicrobianos, broncodilatadores, sedativos, vasodilatadores, antiflamatórios, analgésicos, antitérmicos e protetor gástrico, entre diversos outros itens necessários para o controle da Covid-19.
Veneziano lembrou ainda que universidades e instituições que também atuam no controle da doença no Estado serão beneficiadas.
Ele citou mensagem recebida do Presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, o paraibano Ângelo Fabiano Farias da Costa, segundo o qual o Ministério Público do Trabalho tem atuado intensamente na questão do Coronavirus, seja com um trabalho para evitar contágio e disseminação de vírus entre trabalhadores, seja destinando uma série de recursos decorrentes de condenações em ações civis públicas para o sistema de saúde, objetivando combater e prevenir a Covid-19, fato que se verifica na Paraíba e em todo o país.
O presidente relatou ainda ao senador paraibano que o número de denúncias relativas à pandemia tem aumentado a cada dia e que os quase 800 procuradores do Trabalho do país estão numa intensidade de trabalho bem maior do que o ritmo normal, mesmo com alguns trabalhando remotamente. “Desta forma, o Ministério Público do Trabalho contribui para o combate ao coronavírus, somando esforços a outros Poderes e órgão do Estado brasileiro. Essa atitude do MPT da Paraíba merece não apenas o registro, mas, sobretudo, os elogios por parte de todos nós, neste momento em que a sociedade precisa tanto de mais investimentos em saúde”, afirmou Veneziano.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba