Localizado no município de Campina Grande-PB, o Aeroporto Presidente João Suassuna está próximo de convergir mais voos comerciais.
É o que avalia o deputado federal e candidato à Prefeitura de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB), que no início do mês passado (01/06) compareceu à reunião no gabinete do Secretário de Aeroportos do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Leonardo Cruz, para tratar de ações efetivas visando o melhor funcionamento do aeroporto.
Em atendimento ao pleito do deputado, o Secretário de Aeroportos visitou o Aeroporto João Suassuna nos dias 15 e 16 de junho, juntamente com o corpo técnico da Navegação Aérea da INFRAERO.
“Naquela ocasião, pudemos colher dados para elaborarmos um estudo, com o objetivo de possibilitarmos o funcionamento pleno do ILS lá instalado.
Atualmente, os técnicos da INFRAERO estão finalizando o referido estudo para que as tratativas com a ANAC sejam retomadas”, informou Leonardo Cruz.
O ILS – Instrument Landing System, ou Sistema de Pouso por Instrumentos – é um moderno sistema de aproximação por instrumentos que dá a orientação precisa ao avião que esteja pousando em determinada pista. Quando em pleno funcionamento, o aparelho possibilitará a ampliação das rotas de voo para a cidade.
A instalação do ILS foi motivada por iniciativa de Vital do Rêgo Filho em 2012. À época, o então senador peemedebista acatou o pleito de associações representantes de setores do comércio e indústria paraibanos, assumindo a instalação do sistema como uma bandeira de seu mandato.
“O ILS foi uma reivindicação de Vitalzinho, enquanto ainda senador. Hoje, temos a oportunidade de tê-lo funcionando a cem por cento de sua capacidade, o que possibilitará a aterrissagem mais segura de aeronaves”, avaliou Veneziano.
Mais um ponto tratado na reunião foi o funcionamento de outro equipamento de aproximação, o PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão).
De acordo com o Secretário, a Infraero está em tratativas com o SINDACTA III para o órgão realizar a inspeção no aeroporto, a fim de homologar o funcionamento do equipamento.
Fonte: Assessoria