O governador da Bahia, Rui Costa (PT-BA), ao ser interpelado por repórter da TV Bahia, afiliada da Rede Globo, de propriedade da família do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM-BA), se reduziria o ICMS sobre os combustíveis, enquadrou a emissora e fez duras críticas a Temer e seu governo.
Rui Costa disse que a Bahia já cobrava o menor ICMS para gás de cozinha e um dos menores para diesel. “O que nós temos que perguntar é por que o Governo Federal dobrou o ICMS e o PIS/Cofins de combustível. Este presidente que está aí, ele dobrou, ele aumentou 100%”, disse.
Além disso, Rui Costa lembrou ainda que a refinaria da Bahia e outras do Brasil só estão operando com 50% da sua capacidade. “O que o Governo Federal quer, ao invés de produzir diesel e combustível no Brasil fica importando, vinculando o preço do combustível ao dólar?”, perguntou.
Ao final da entrevista, o governador desabafou: “Que política desastrosa é essa de preços da Petrobras? Em dois anos, foram 239 reajustes. Quando Dilma estava no governo, a gasolina era R$ 2,60. Hoje, a gasolina custa R$ 5,00. O que justifica isso?”, finalizou afirmando: “Então é preciso que o governo federal assuma as suas responsabilidades antes de transferir pro estado”.
Fonte: Revista Fórum
Créditos: Revista Fórum