A candidata a prefeita de João Pessoa, Cida Ramos (PSB), comentou em entrevista à Rádio Band News na manhã desta terça-feira (16), alguns projetos que pretende por em prática caso seja eleita na Capital paraibana. Cida falou de Segurança, Educação e Habitação, entre outros temas.
Cida afirmou que tem projetos para a cidade e que possui um modelo que “foi vitorioso”, apontando, porém, que ele não será repetido, mas visto de uma forma seqüencial. “Vamos fazer mais e melhor porque se Ricardo Coutinho quando prefeito, fez com R$ 800 milhões de orçamento, com R$ 2 bilhões faremos mais. A política precisa ser um espaço para mudar a vida das pessoas, é nosso lema e trabalharemos firmemente em função disso”, afirmou.
Sobre Segurança, a candidata afirmou que apesar de ser uma obrigação constitucional do Estado, “ela precisa ser uma preocupação de todo e qualquer gestor”. Cida destacou a criação de um gabinete de segurança integrada municipal onde irá organizar ações de segurança pública de prevenção, controle e repressão da criminalidade. “Se diz respeito à vida das pessoas e ao patrimônio, diz respeito ao gestor”, afirmou, lembrando ainda que pretende envolver setores da sociedade civil e das três esferas do governo em parceria com o governo do estado e PM, além de criar um observatório estratégico com o apoio das universidades e institutos de pesquisa.
Cida também revelou que irá reativar o conselho de segurança pública acreditando que ele trará contribuição para solucionar e para encontrar alternativas para a violência.
Educação – A candidata explicou que é preciso estimular alunos e professores e para que quem faz parte das escolas tenham perspectivas e possibilidades. “Queremos que a educação atraia o estudante, para isso a escola precisa entregar o material em dia, o fardamento, tem que ter laboratório de informática com acesso a internet. Que seja uma escola viva”, disse.
A socialista lembrou ainda que 5,1% da evasão escolar é de crianças entre os 10 e 11 anos e que nessa faixa etária, os estudantes abandonam a escola e adentram caminhos que “dificilmente tem volta”. Além disso, Cida destacou que João Pessoa ainda tem 8,1% da população analfabeta. “Precisamos de criatividade”.
“Climatização não pode ser confundida com política de educação”, alfinetou apontando a necessidade de uma educação continuada.
Deficit Habitacional – A candidata alertou para o déficit habitacional de 20 mil moradias na Capital paraibana, mas destacou que mesmo se fossem construídas 20 mil habitações não resolveria esse problema, pois outras necessidades da população vão surgindo. “Estamos propondo em quatro anos a construção de 10 mil casas, mas é prciso ter um conceito do que significam essas casas, a capacidade de habitabilidade, não é apenas construir, mas criar condições para que as pessoas possam viver nesses conjuntos, como equipamentos, creches, escolas, saúde da família, CRAS, transporte público, emprego e renda”, disse.
Com informações da Rádio Band News João Pessoa.
Confira a entrevista na íntegra:
https://www.facebook.com/cidaramosoficial/videos/319390435072135/
Fonte: paraiba.com.br
Créditos: Marília Domingues