O ex-ministro Ciro Gomes não poupou as críticas ao deputado federal Manoel Júnior (PMDB), e em entrevista ao jornal O Povo, chamou o paraibano de “energúmeno, picareta e semianalfabeto”.
“Entregar a saúde pública a um energúmeno, que é um picareta desde nascença, como esse ‘Manél de Tal’ (em referência ao deputado Manoel Júnior, cotado para assumir o ministério da Saúde), do PMDB da Paraíba, é um achincalhe da maior espécie”. O parlamentar Manoel Júnior é médico formado pela Universidade Federal da Paraíba.
Ele disse ainda que Manoel Júnior não duraria 15 dias no Ministério e chegou a sugerir que a ABIN investigue o parlamentar.
“Como pode transformar isso em moeda de troca e trazer um camarada altamente desqualificado que, na hora que a imprensa vasculhar a vida dele, ele não dura 15 dias. A ABIN (o órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência) tem obrigação de dizer para a presidente que esse camarada vai ser fritado em 15 dias”.
Saiba mais
Ciro Gomes foi deputado estadual, deputado federal, prefeito de Fortaleza e governador do Ceará. Foi ainda ministro da Fazenda no governo do presidente Itamar Franco.
Polêmico, em 1998, candidatou-se à Presidência da República pelo PPS, obtendo cerca de 10 milhões de votos. Voltou a candidatar-se em 2002.
No primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu o Ministério da Integração Nacional.