O jornalista Gutemberg Cardoso recebeu no programa Master News desta segunda-feira(15) os especialistas em temas políticos José Cardoso, Ruy Galdino, Inácio Queiroz e Luiz Gonzaga Júnior. Durante o debate os membros da mesa analisaram o impacto exercido pelas notícias falsas na campanha presidencial brasileira, a nova pesquisa de intenção de votos publicada pelo instituto Ibope e o futuro que se pode esperar para o Brasil caso Jair Bolsonaro(PSL) seja eleito.
Inicialmente falando sobre as ”fake news” e a grande atenção que se estaria voltando para as mesmas buscando combatê-las de forma nunca vista em eleições anteriores e a percepção que se vem tendo de que estas notícias falsas estariam sendo criadas em uma velocidade muito maior do que se tem notícia, para José Cardoso tudo isso se resumiria no fato de que a eleição atual seria influenciada por ”fake news” criadas muito antes do início da campanha, ele também apontou o Partido dos Trabalhadores como a sigla na política nacional com a maior maestria em criar mentiras que futuramente resultem em resultados positivos politicamente.
Em seguida foram debatidos os números da nova pesquisa Ibope em que Jair Bolsonaro aparece com 59% da intenção de votos válidos enquanto Fernando Haddad(PT) apresenta 41% desta intenção de votos válidos, para Inácio apesar da pouca credibilidade que possa ser dada aos números das pesquisas eleitorais realizadas no país, estas ainda serviriam como métrica para imaginar qual dos candidatos se encontra em situação de favoritismo para vencer as eleições e afirmou que Jair Bolsonaro deverá superar os números apresentados pelo instituto de pesquisa.
O cientista político Luiz Gonzaga Júnior criticou o discurso de que a candidatura de Bolsonaro seria a representação de um projeto neoliberal que está disputando a presidência da República, segundo ele Bolsonaro nada teria de neoliberal uma vez que passou grande parte de sua vida recebendo dos cofres públicos e portanto seria um estadista que é assessorado pelo economista Paulo Guedes e este sim seria um legitimo representante do pensamento neoliberal. Rui Galdino em seguida defendeu o nome de Bolsonaro como um nome que virá para limpar a política nacional do atual sistema que desagrada a população e é conhecido por favorecer esquemas de corrupção. Assista ao debate completo no vídeo abaixo:
https://www.facebook.com/Masterizando/videos/258230581551624/
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba