Violência

Valdiney Gouveia repudia racismo na UFPB: 'Não admitiremos agressões'; LEIA NOTA

O reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professor Valdiney Gouveia, repudiou nesta segunda-feira (14), o racismo em âmbito universitário, após denúncia de que estudantes teriam sido vítimas de violência pratica por seguranças da instituição. Por meio de nota, ele informou que 'não admitirá agressões' em âmbito universitário.

O reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professor Valdiney Gouveia, repudiou nesta segunda-feira (14), o racismo em âmbito universitário, após denúncia de que estudantes teriam sido vítimas de violência praticada por seguranças da instituição. Por meio de nota, ele informou que ‘não admitirá agressões’ na instituição.

“A Reitoria da Universidade Federal da Paraíba registra a preocupação com a matéria veiculada, que aponta dois crimes inadmissíveis em uma Universidade: agressão e racismo”, disse.

 O caso diz respeito a estudantes que teriam sido agredidos na manhã de ontem (13), por seguranças da Instituição, quando cuidavam de gatos, no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), no Campus I da UFPB. Eles teriam sido abordados pela segurança da UFPB, que teria se recusado a mostrar identificação. A agressão teria ocorrido em seguida. O fato está sendo investigado pela polícia.

Ainda de acordo com o reitor, por meio de nota, providências serão tomadas após investigações da Polícia Civil.

Leia a nota do reitor:

A Reitoria da Universidade Federal da Paraíba registra a preocupação com a matéria veiculada, que aponta dois crimes inadmissíveis em uma Universidade: agressão e racismo. Soubemos do evento na tarde de domingo por meio de mensagem encaminhada ao Reitor pelo Prof. Jonas Souza. Nesta manhã procuramos conhecer mais os fatos, ouvindo também o pessoal da segurança da UFPB. Repudiamos todo ato de agressão e/ou racismo contra qualquer membro da Universidade, em particular, mas também da população geral, independente de quem sejam os atores envolvidos. Por exemplo, repudiamos a agressão sofrida por um professor (registrada em vídeo), a quem se atirou um copo d’água na cara e se humilhou duramente, ou ato de racismo, como o sofrido por um dos seguranças da empresa terceirizada, uma pessoa negra que foi duramente rotulada como “capitão do mato” (gravado em vídeo). De modo similar, não admitiremos que outro membro da comunidade (e.g., professor, técnico-administrativo, estudante ou terceirizado) sofra ou promova qualquer tipo de agressão ou racismo, como o que se indicou ter sofrido um estudante. Esperaremos a conclusão da investigação da Polícia Civil para tomarmos as providências cabíveis.

Professor Doutor Valdiney Gouveia .

Reitor da UFPB.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba