Na tarde desta quarta-feira, (13), o pré-candidato à presidência da República, Ciro Gomes (PDT) voltou ao Twitter para rebater as críticas feitas pela ex-presidente Dilma Rousseff na rede social. O pedetista afirmou que cometeu um erro ao lutar contra o impeachment da petista em 2016, e classificou Dilma como uma das pessoas mais “incompetentes, inapetentes e presunçosas” que já ocuparam o cargo de chefe do Executivo.
“Na vida nunca menti. Mas errei algumas vezes. Uma delas quando lutei contra o impeachment de uma das pessoas mais incompetentes, inapetentes e presunçosas que já passaram pela presidência. Claro, que estou falando de você, Dilma. ”
Na vida nunca menti. Mas errei algumas vezes. Uma delas quando lutei contra o impeachment de uma das pessoas mais incompetentes, inapetentes e presunçosas que já passaram pela presidência. Claro, que estou falando de você, Dilma. pic.twitter.com/1BwCNCgiFx
— Ciro Gomes (@cirogomes) October 13, 2021
Mais cedo, Dilma havia tuitado que Ciro “mente de descarada, mergulhando no fundo do poço” ao acusar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de ter conspirado para o impeachment da correligionária. A ex-presidente também afirmou que o ex-governador do Ceará “está tentando de todas as formas reagir à sua baixa aprovação popular” com uma estratégia que, segundo ela, não o favorece.
Na sequência de mensagens publicadas por Ciro, o pré-candidato afirmou que não estava defendendo o mandato de Dilma, mas sim “a integridade do cago que você toscamente ocupava”. Ciro manteve o tom elevado e seguiu com críticas a Lula que, segundo ele, foi um dos maiores responsáveis pela “desestabilização” de Dilma na presidência.
“Para alívio de consciência, na época do impeachment, eu não estava defendendo seu mandato em si mesmo, mas a integridade do cargo que você toscamente ocupava. Se hoje você prefere estar ao lado dos que a traíram, obrigado por me poupar da sua incômoda companhia. Continuo achando que Lula não foi apenas um dos maiores responsáveis por sua desestabilização – pois passou anos falando mal de você durante seus governos – como também fez movimentos erráticos que resultaram em sua queda ”, afirmou o pedetista.
Continuo achando que Lula não foi apenas um dos maiores responsáveis por sua desestabilização – pois passou anos falando mal de você durante seus governos – como também fez movimentos erráticos que resultaram em sua queda.
— Ciro Gomes (@cirogomes) October 13, 2021
Dilma Rousseff também voltou à plataforma para uma tréplica e para “encerrar a polêmica”. A ex-presidente afirmou, ironicamente, que apenas Ciro é competente e que sua avaliação sobre o trabalho de mulheres é “inadequada e misógina”. Ela também classificou como “triste” o fato do pedetista se arrepender de ter defendido a democracia e afirmou que ele utiliza os “argumentos dos golpistas que diz ter combatido”.
O mais triste de tudo isso é que Ciro se diz arrependido de ter defendido a democracia. E ainda usa os mesmos argumentos dos golpistas que diz ter combatido.
— Dilma Rousseff (@dilmabr) October 13, 2021
Em outra publicação, Dilma equiparou os avanços de Ciro aos presidente Jair Bolsonaro já que, segundo ele, ambos distorcem fatos. Um ex-presidente acusou Ciro de provocar polêmicas nas redes para ganhar likes e gerar engajamento. “Lamento ter, em algum momento, dado a Ciro Gomes a minha amizade”, finalizou.
Infelizmente para Ciro, encerro esta polêmica estéril por aqui. O Brasil precisa é discutir a gravíssima crise democrática, social, sanitária e econômica em que se encontra.
Lamento ter, em algum momento, dado a Ciro Gomes a minha amizade.
— Dilma Rousseff (@dilmabr) October 13, 2021
A publicação inicial de Dilma foi uma resposta à entrevista de Ciro Gomes ao podcast “Estadão Notícias”. Durante a conversa, o pré-candidato à Presidência criticou os governos de Lula, assim como suas alianças políticas, especialmente com o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e o ex-senador Eunício Oliveira (MDB-CE), que votaram a favor do impeachment de Dilma.
“Eles dizem que houve um golpe, quem fez o golpe foi o Senado Federal, confere? Quem presidia o Senado? Renan Calheiros. Quem liderou o MDB nessa investida? O Eunício Oliveira. Com quem que o Lula está hoje? E hoje eu estou seguro de que o Lula conspirou para o impeachment da Dilma”, disse Ciro Gomes.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: O Globo