O coordenador de tecnologia da informações do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Cassimiro Júnior, disse na noite desta quinta-feira, 07, que as eleições deste ano terão uma grande novidade para todos os eleitores que quiserem acompanhar a apuração dos votos em primeira mão.
Em entrevista ao programa Master News, da TV Master, Cassimiro disse que o Código QR (sigla do inglês Quick Response) nos boletins de urna, que são impressos logo após o fechamento do ponto de votação. Todas as pessoas terão acesso ao boletim que ficará anexo a parede das sessões eleitorais.
Logo que a votação termina, serão impressos quatro boletins de urna e o material será guardado em uma mídia que será enviada para o Tribunal Regional Eleitoral, que vai juntar todos os dados e totalizar os dados dos Boletins de Urna.
Para isto, segundo Cassimiro, basta fazer o download de um aplicativo que será disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral e qualquer eleitor poderá fazer sua apuração eleitoral paralela.
Questionado sobre o planejamento do setor de TI para garantir que haja internet em todos os locais da Paraíba, o coordenador de TI disse que “estamos estimando que precisaremos instalar 62 pontos fora dos cartórios eleitorais, ter internet é condição obrigatória para as eleições, para que tudo funcione direitinho”, disse.
Ele admitiu que em 2014 houve problemas em várias urnas que, segundo ele, tinham o sistema invertido e garantiu que o problema não vai acontecer neste ano porque estão sendo realizados mais testes com as urnas que serão usadas na votação de outubro em toda a Paraíba.
Créditos: Polêmica Paraíba