Decisão

TRE-PB acata pedido de tropas federais para Itabaiana - SAIBA O MOTIVO

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) aprovou, nesta quarta-feira (11), o envio de tropas federais para a cidade de Itabaiana.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) aprovou, nesta quarta-feira (11), o envio de tropas federais para a cidade de Itabaiana. A decisão foi unânime entre os membros do tribunal, com base em relatos de envolvimento de pessoas associadas a grupos criminosos na disputa por vagas na Câmara Municipal.

O pedido para a presença das tropas federais foi feito pela 6ª Zona Eleitoral. Em seu voto, a desembargadora relatora, Agamenilde Dias, destacou que, apesar do compromisso do Governo do Estado em garantir a segurança das eleições, é essencial fortalecer a proteção para assegurar o andamento regular do processo eleitoral.

Agora que o TRE-PB acatou a solicitação, a questão será encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que terá a palavra final. Se o TSE aprovar, as tropas federais atuarão em Itabaiana durante o primeiro turno das eleições, marcado para o dia 6 de outubro.

A desembargadora e presidente do TRE-PB, Agamenilde Dias, ressaltou que a juíza responsável solicitou as forças federais para garantir a segurança e a integridade das eleições, mencionando a atuação de pessoas ligadas a organizações criminosas na disputa eleitoral.

Além de Itabaiana, o TRE-PB já enviou ao TSE solicitações de envio de tropas federais para as cidades de Bayeux, Cabedelo e Fagundes, que ainda aguardam decisão.