Prosseguindo com a série de matérias sobre os planos de governo dos candidatos à prefeitura de João Pessoa. Confira a seguir o plano de governo do candidato Luciano Cartaxo, (PT). O candidato apresentou seu plano de governo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O documento tem 54 páginas com medidas que o candidato pretende cumprir caso seja eleito. Para ver o documento na íntegra acesse o site de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCand).
Confira os destaques nas áreas de saúde, educação e segurança:
Saúde
O plano de melhorias na saúde proposto por Luciano e Amanda inclui a cobertura total das equipes de saúde da família, a transferência dos PSF’s para prédios próprios, ampliação das salas de coleta de exames, retomar o NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), reestruturar e modernizar a odontologia, assim como expandir o serviço de assistência domiciliar. O candidato promete reformar e ampliar as academias da saúde, estender o horário de funcionamento dos PSF’s, aumentar o programa de residência médica em saúde da família, garantindo exames de pré-natal e criação do programa PSF Seguro.
Outros projetos incluem a Construção do Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CDI) com exames de raio-x digital, mamografia, ressonância e endoscopia. Ele pretende construir seis novas policlínicas municipais, sendo uma no bairro das Indústrias e outra no Colinas do Sul. Ampliar as policlínicas existentes com mais especialidades médicas e estrutura para exames. Visando o bem-estar dos idosos, a policlínica da pessoa idosa será reformada e transformada em um centro de saúde e convivência para idosos. O candidato promete expandir o serviço de telemedicina em atenção básica e o programa mais médicos especialistas será instituído nas 10 especialidades clínicas mais demandadas.
Além disso, pretende construir CAPS para transtornos mentais adultos, dependentes químicos e crianças, como também o centro de atenção para crianças neurodivergentes. Prevê a ampliação de leitos no PASM, abertura de leitos clínicos para pacientes psiquiátricos em cada hospital municipal e criação da secretaria da inclusão e direitos da pessoa com deficiência. O candidato promete melhorar a rede hospitalar com a construção do hospital geral de urgência e emergência, novas UPAs e mais centros cirúrgicos, assim como conseguir zerar a demanda reprimida de cirurgias gerais e ortopédicas, reformar o Trauminha, aumentar as ambulâncias do SAMU e o apoio às instituições filantrópicas de saúde.
Educação
Na educação infantil, a meta do candidato Cartaxo inclui a construção de 10 novas creches e o fortalecimento da colônia de férias, voltar a ofertar cinco refeições diárias preparadas por nutricionistas e ampliação da política de cuidadores nas creches. Na educação integral o projeto visa concluir o centro de educação integrada em Mangabeira e construir mais quatro centros com sustentabilidade ambiental. Ele pretende implementar o ensino bilíngue em língua de sinais em todas as escolas de ensino integral. Além disso, a oferta de ensino integral será ampliada na rede municipal.
No ensino regular, a meta inclui a construção de quatro novas escolas sustentáveis, climatizando todas as unidades de ensino e fortalecendo o convênio com a Fundação Leman. Assim como, criar o Programa Aluno Medalha de Ouro para preparar os alunos para as Olimpíadas de Conhecimento.
O candidato promete criar o programa vivência tecnológica ensinando programação, letramento digital e combate a fake news para todos os alunos da rede municipal. Implementar ”programa escola segura” instalando câmeras de monitoramento em todas as unidades educacionais, criar o bolsa juventude agente do bem, que visa oportunizar inclusão social por meio de um programa de incentivo ao desenvolvimento de competências e habilidades a jovens de João Pessoa.
Outras medidas importantes incluem, garantir os direitos trabalhistas e qualificação profissional assim como o aumento do número de cuidadores na rede municipal, expandir o transporte escolar acessível. O candidato pretende criar o programa ritmo certo para alunos com dificuldades de aprendizagem e um centro de saúde para professores. Retomar o pagamento do 14º salário aos profissionais de apoio das unidades de educação, criar o programa escuta solidária e um centro integral de educação para a pessoa idosa.
Segurança
Em relação a segurança o candidato promete retomar os investimentos em iluminação pública eficiente e sustentável a partir do programa LED nas Ruas, estabelecer um calendário de podas de árvores e arbustos, a fim de diminuir o clima de insegurança nas ruas, ele pretende expandir a política de videomonitoramento na cidade, fortalecer a Guarda Municipal, garantindo qualificação profissional, dispondo tecnologia de ponta para o efetivo exercício da função, assim como expandir os investimentos na Semob-JP, valorizando os agentes de trânsito.