Candidatos

TIMES FORMADOS: Conheça os oito candidatos ao Senado e seus suplentes na disputa da única vaga ao cargo pela Paraíba nestas eleições

As convenções partidárias terminaram na última sexta-feira (5), e com elas vieram as definições (ou quase isso) de quem irá disputar as eleições deste ano pelos seus respectivos partidos. Nessa última semana de convenções surpresas aconteceram, como a adesão de novos partidos em coligações ou até a chegada de novos candidatos para os cargos em disputa.

Um desses cargos com caras novas é o de Senador. Se antes haviam seis candidaturas, após o período de convenções, esse número subiu para oito. Aos já conhecidos pré-candidatos, chegaram de última hora o candidato do PDT, André Ribeiro, e o candidato do PCO, Manoel Messias.

Junto das atas de cada partido estão quem serão os respectivos 1º e 2º suplentes de cada um dos candidatos. Mas aqui cabe um alerta. Até o dia 15 de agosto, as legendas podem alterar as atas já publicadas na Justiça Eleitoral com alterações pontuais, como por exemplo, alterando quem serão os suplentes.

Com isso dito, confira quem são os oito candidatos a senador pela Paraíba e seus respectivos suplentes, elencados por ordem alfabética, até a data de fechamento desta matéria (sexta-feira, 12). Os nomes abaixo listados foram retirados das respectivas atas de convenção de cada partido:

Alexandre Soares (PSOL)

Natural de Campina Grande, Alexandre Soares é professor e advogado. Como suplentes, Alexandre deve ter a companhia do jornalista e servidor público Celso Batista como 1º suplente e do professor Sizenando Leal como 2º suplente. Alexandre disputará a vaga ao Senado na chapa majoritária encabeçada por Adjany Simplicio, do PSOL.

André Ribeiro (PDT)

Inserido praticamente de última hora pelo PDT, André Ribeiro é advogado, professor e palestrante em direito legislativo em Campina Grande. André terá como suplentes na sua candidatura Karlyne Ramalho como 1ª suplente e Shi Cabral como 2ª suplente. Ambas têm experiência em gestão publica, sendo Karlyne com atuação em Cabedelo e Shi em Campina Grande.

Bruno Roberto (PL)

Natural de Campina Grande e filho do deputado federal Wellington Roberto, Bruno Roberto compõe a chapa majoritária de Nilvan Ferreira (PL). Ele terá como 1º suplente Tércio Arnaud Tomaz, o assessor especial da Presidência, investigado como um dos “membros originais” do chamado gabinete do ódio. O 2º suplente deverá ser o comunicador Isaac Venderando.

Efraim Filho (União)

O deputado federal Efraim Filho, nascido em João Pessoa, integra a chapa majoritária do também deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), candidato a governador. Para as suas suplências, foram escolhidos o pai do ex-deputado federal André Amaral Filho, André Amaral, como 1º suplente, e o empresário Erik Marinho como 2º suplente.

Manoel Messias (PCO)

Uma das duas surpresas da última semana de convenções partidárias, Manoel Messias de Pontes será candidato a Senador pelo Partido da Causa Operária (PCO). Ele concorrerá isoladamente. Seus suplentes são Marcos José da Silva Lima, como 1º suplente, e Marcone da Silva, com 2º suplente.

Pollyanna Dutra (PSB)

Natural de Natal, no Rio Grande do Norte, o nome de Pollyanna surgiu frutos de um dos embates internos mais indecisos dessas eleições: quem seria o candidato a senador na chapa de reeleição do governador João Azevêdo?

A ata do PSB mostra que Pollyanna terá Nagibe Gomes Vieira e Marcos Davi Dantas dos Santos, respectivamente 1º e 2º suplentes. No entanto, informações chegadas ao Polêmica Paraíba dão conta de que esses nomes serão substituídos pela primeira dama da Capital, Lauremília Lucena, como 1ª suplente, e Emerson Cabral, suplente de vereador em Campina Grande, como 2º suplente.

Ricardo Coutinho (PT)

O ex-governador Ricardo Coutinho, natural de João Pessoa, disputa a eleição na chapa majoritária do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB). Para as suas suplências, estão listados na ata o deputado estadual Jeová Campos como 1º suplente e o empresário Alexandre Santiago como 2º suplente.

Sérgio Queiroz (PRTB)

Natural de João Pessoa, o pastor Sérgio Queiroz já foi procurador da Fazenda Nacional e secretário especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania na gestão do presidente Jair Bolsonaro. Sérgio compõe chapa com Major Fábio (PRTB) e terá como suplentes André Henrique Pimentel Lucena, presidente estadual do PRTB como 1º suplente e Natália Lopes Alves como 2ª suplente.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba