O deputado estadual Tião Gomes (Avante) anunciou hoje que está reunindo as assinaturas necessárias para protocolar um pedido de instalação de CPI para apurar irregularidades nos cartórios da Paraíba. Ele afirmou que no Estado há menos cartórios de registro de imóveis que em outros estados nordestinos e acrescentou que os donos normalmente são pessoas ricas e que passam a propriedade dos cartórios para seus filhos ou parentes próximos.
“Na Paraíba tem 82 cartórios de registro de imóveis. No Ceará, são 211 e em Pernambuco, 175. Isso quer dizer que uma minoria de cartórios administra toda a Paraíba. Queremos avaliar a abertura de novos cartórios, não apenas em João Pessoa, mas também em Campina Grande, Alhandra, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, que já comporta um número maior de cartórios.
Já temos quase que a totalidade das assinaturas e vamos discutir essa CPI com a sociedade porque atualmente os cartórios são como capitanias hereditárias que passam de pai para filho. Os cartórios do Brasil são a última caixa preta que precisam se abrir para a sociedade. Sabemos que não é só em João Pessoa, mas em todas as cidades que existem cartórios de imóveis, os donos são os mais ricos.
Isso não quer dizer que estou chamando-os de desonestos. Mas, queremos averiguar algumas denúncias recebidas que falam sobre abusos praticados por donos de cartório”, disse o deputado na tribuna da Assembleia.
Fonte: Parlamento PB
Créditos: Parlamento PB