O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), conselheiro André Carlo Torres, fez um balanço positivo de sua gestão à frente do órgão, que termina no próximo dia 24 de janeiro. Ele disse que sai da gestão com o sentimento de ‘dever cumprido’ e destacou a importância da transparência pública promovida pela instituição sobre a aplicação dos recursos públicos na Paraíba.
Ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, André Carlo destacou as políticas de transparência aplicadas pelo TCE. Durante o programa, ele anunciou o lançamento do Robô ‘Turmalina’, que será empregado na avaliação dos portais de transparências dos municípios paraibanos em tempo real. “Nós vamos lançar no dia 23 de janeiro. (…) É uma robô que visita cotidianamente os sites de transparências e verifica, primeiramente, se os sites estão no ar, e depois o conteúdo desses sites. Turmalina não tira férias”, revelou.
O conselheiro ressaltou que o TCE passou a ser um meio para que o cidadão tenha acesso às informações públicas. “Vivemos em uma sociedade mais interativa com a gestão, o que fizemos foi abrir as portas para o cidadão, para a coletividade, servindo como um elo entre a população e a gestão, para que ele possa levar suas reclamações e exigências. Hoje é só abrir nosso site e ter acesso a todas as informações que precisa, isso facilita a comunicação direta com a sociedade e com os colegas de comunicação”, disse.
O conselheiro enfatizou que se faz necessária a interação dos cidadãos com os dados sobre a aplicação dos recursos públicos e justificou que hoje o povo é um agente ativo, que busca e deseja tomar conhecimento das ações do poder público. Ele ressaltou que iniciativas do TCE, como os aplicativos ‘Nosso TCE-PB’ e o ‘Você Digital’, auxiliam nessa questão.
“Nesse cenário de gestão pública, quanto mais gente tiver olhando, melhor (…) E como você consegue fazer com que as pessoas cada vez mais olhem a gestão pública? Promovendo a gestão pública.”, defendeu. Após a saída de André Carlo Torres, quem vai assumir a Presidência do TCE é o conselheiro Arnóbio Viana. Ele ficará à frente do órgão no biênio 2019-2020.
Assista trechos da entrevista abaixo:
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba