Três conselheiros do Tribunal de Contas do Estado que se tornaram alvos da operação realizada nessa terça (17). A Operação Calvário – Juízo Final que foram citados são Arthur Cunha Lima, André Carlo Torres e Nominando Diniz. Os três foram presidentes da corte. Os conselheiros são citados na ação que investiga o desvio de recursos públicos através do uso de organizações sociais. A lista inclui principalmente a Cruz Vermelha Brasileira e o IPCEP.
Os crimes investigados são relativos à fraude licitatória, falsificação de documentos, corrupções ativa e passiva, lavagem de dinheiro, entre outros.
A Policia Federal recolheu celulares e notebooks dos gabinetes de três conselheiros. Os mandados foram expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), já que os conselheiros têm foro privilegiado.
O que dizem os citados
O Tribunal de Contas do Estado disse, através da assessoria de imprensa, que ainda não tem um posicionamento sobre a investigação. Após sessão da câmara do órgão, os conselheiros vão se reunir e uma nota pode ser divulgada ainda nesta terça. A outra possibilidade é a de que a corte se manifeste oficialmente na sessão do Pleno, na quarta.
Impacto social
As irregularidades praticadas pela organização criminosa impactaram fortemente a qualidade do atendimento prestado à população carente nos hospitais públicos estaduais gerenciados pelas Organizações Sociais, bem como a qualidade do ensino público estadual prestado à população da Paraíba.
Fonte: Suetoni Souto Maior
Créditos: Blog do Suetoni