Nesta quarta-feira (20), os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) vão decidir se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá assumir o Ministério da Casa Civil.
Segundo informações da Folha de S.Paulo, a decisão dos magistrados poderá gerar impacto nas negociações acerca do impeachment da presidente Dilma Rousseff no Senado Federal.
De acordo com alguns petistas, em um eventual aval da indicação de Lula pelo STF, o governo poderá respirar um pouco e dar sinais de reação no processo de afastamento da presidente.
Os ministros vão discutir uma decisão liminar (provisória) do ministro Gilmar Mendes que suspendeu a nomeação de Lula, que ocorreu em março.
A decisão foi dada após a análise de duas ações impetradas pelo PSB e PSDB, em que alegam que havia indício de desvio de finalidade na indicação do ex-presidente. Os denunciantes avaliam que o objetivo da posse seria tirar as investigações sobre Lula na Lava Jato do juiz Sérgio Moro e trazer para o Supremo.
No julgamento, os ministros vão discutir se as suspeitas de ilegalidades justificam anular a nomeação de Lula ou se isso tem que ser tratado no campo criminal.
Créditos: Notícias ao minuto