A distribuição de vagas em Assembleias, Câmaras muitas vezes deixa nomes com votações expressivas na suplência, enquanto que no caso do Senado, os suplentes fazem parte da chapa e são eleitos junto aos vencedores.
Muitas vezes os titulares tiram licenças para que os suplentes possam assumir o mandato, por motivos diversos, que passam por descanso, novos cargos e acordos partidários.
Nessa matéria o Polêmica Paraíba irá apresentar os casos em que suplentes assumiram a titularidade na Assembleia Legislativa.
Republicanos: O partido comandado por Hugo Motta foi a legenda que mais realizou trocas nessa legislatura.
A primeira a assumir foi Sílvia Benjamin que entrou no lugar de Wilson Filho em abril de 2023, em decorrência de um tratamento de saúde que Wilson passou a época.
Após essa primeira troca, os líderes do partido acreditaram que seria uma boa ideia realizar um rodízio entre os titulares e os suplentes. O primeiro beneficiado foi Alexandre de Zezé, filho do Prefeito de Santa Luzia, que assumiu o cargo no posto de Jutay Meneses em agosto de 2023.
Sílvia e Alexandre permaneceram mais tempo no cargo, pois Branco Mendes e Danielle do Vale abriram espaço para a esposa do Prefeito de Areial e Michel Henrique deu o lugar para o representante de Santa Luzia.
Em Dezembro de 2023, quem assumiu outras duas vagas foram Juscelino do Peixe e Leonice Lopes, substituindo Francisca Motta e Bosco Carneiro.
O único representante do partido que ainda não tirou qualquer dia de licença foi o Presidente Adriano Galdino, enquanto Sílvia está atualmente fixa na vaga de Wilson Filho, que assumiu a Secretaria de Educação em Junho de 2024.
União Brasil: O partido comandado por Efraim Filho tem três representantes na Assembleia e os três deram vez aos colegas de bancada. O primeiro foi Taciano Diniz que se afastou em abril de 2023, para dar lugar ao ex-Prefeito de Conceição, Nilson Lacerda.
Lacerda continuou no cargo por mais quatro meses, após a licença protocolada por George Morais em outubro.
A última troca ocorreu em dezembro de 2023 quando Gilbertinho deu lugar para o ex-Prefeito de São José de Piranhas, Airton Pires.
PSDB: Dos três Deputados do partido, dois protocolaram licenças para concentrar suas ações nas eleições municipais deste ano.
O primeiro foi o Presidente do PSDB na Paraíba, Fábio Ramalho, que deixou a Assembleia em junho, dando lugar ao ex-Deputado Manoel Ludgério.
Na sequência quem protocolou uma licença foi Tovar Correia Lima, que foi substituído pelo Vereador de Campina Grande, Dinho Papa-Léguas.
PL: Apenas um dos três Deputados do PL deixou o cargo por algum tempo e não foi por uma licença acordada.
O Sargento Neto assumiu o comando da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (SESUMA) de Campina Grande, no mês de maio, abrindo espaço para a entrada do Sargento Rui.
Neto se manteve na SESUMA até o mês passado, quando pediu para ser exonerado do cargo, com o intuito de reassumir o mandato na Assembleia.
MDB: Os dois parlamentares da legenda saíram de licença durante o mandato, mas apenas um suplente assumiu a cadeira.
O primeiro a deixar a Assembleia foi Anderson Monteiro em junho de 2023 e o segundo foi Doutor Romualdo em outubro do mesmo ano. Nos dois casos quem assumiu o mandato foi o ex-Prefeito de Sousa, André Gadelha.
PP: Metade dos Deputados do PP tiraram licença em 2024. O primeiro foi João Paulo Segundo que saiu do cargo em fevereiro para a entrada do Vereador Tarcísio Jardim.
E o segundo foi Galego Souza que deixou a Assembleia em julho, abrindo espaço para Aron Andrade, ex-Prefeito de Itatuba.
PSD: Felipe Leitão decidiu tirar uma licença em abril de 2024 para participar ativamente das campanhas eleitorais, principalmente a da sua esposa Tacyana Leitão, que se elegeu Prefeita de Bayeux.
Quem assumiu o mandato durante os quatro meses de afastamento, foi Lucinha Lima, filha do Pastor José Carlos de Lima, da Assembleia de Deus.
Rede Sustentabilidade: O único Deputado da Rede Sustentabilidade, Chió, decidiu que iria dar à vez para outro colega de partido.
Em janeiro deste ano, o escolhido foi o Professor Francisco, segundo suplente da legenda, que assumiu após a desistência do primeiro suplente, o Sargento Wellington Cobra.
VALE DESTACAR QUE NENHUM TITULAR DA FEDERAÇÃO PT/PCdoB e PV E O PSB NÃO REALIZARAM QUALQUER TROCA ENTRE OS DEPUTADOS
Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba
- Política
- Airton Pires
- alexandre de zezé
- anderson monteiro
- André Gadelha
- aron andrade
- Assembleia legislativa
- BOSCO CARNEIRO
- Chió
- dinho papa léguas
- Doutor Romualdo
- fábio ramalho
- Felipe Leitão
- francisca motta
- Galego Souza
- George Morais
- Gilbertinho
- joão paulo segundo
- juscelino do peixe
- jutay meneses
- Leonice Lopes
- lucinha lima
- Manoel Ludgério
- michel henrique
- Nilson Lacerda
- professor francisco
- sargento neto
- Sargento RUI
- Sílvia Benjamin
- suplentes
- taciano diniz
- Tarcísio Jardim
- tovar correia lima
- Wilson Filho