Articulações

SUCESSÃO MUNICIPAL EM BANANEIRAS: o São João acabou, mas a fogueira de 2020 já está em chamas

O pleito de 2020 deve ser tão acirrado quanto o de 2016, quando o prefeito Douglas venceu o ex-vice prefeito Matheus Bezerra com apenas 367 votos de diferença

Arte com os possíveis candidatos a prefeito de Bananeiras (fileira de cima) e os seus apoiadores (fileira de baixo) / Polêmica Paraíba

Como é de costume nas cidades interioranas da Paraíba, em Bananeiras as festas juninas têm um ingrediente a mais além do forró: as discussões políticas. A população observa atenta a movimentação das lideranças locais, as conversas entre os atores políticos e os sinais que eles emitem nos arraiás do poder. Por lá, a fogueira da política já está acesa à espera das próximas eleições.

O pleito de 2020 deve ser tão acirrado quanto o de 2016, quando o prefeito Douglas venceu o ex-vice-prefeito Matheus Bezerra com apenas 367 votos de diferença. Eles devem se enfrentar mais uma vez no próximo ano, mas não diretamente, já que Douglas, na condição de prefeito reeleito, não pode mais ser candidato.

Definições

O candidato da situação ainda não foi definido, mas algumas lideranças são aventadas na imprensa local como “o nome” do atual gestor, a exemplo do vice-prefeito Guga Aragão, sobrinho da ex-prefeita Marta. Mas, além do vice-prefeito, outros nomes do grupo de situação são lembrados para a disputa, a exemplo dos vereadores Ramon Moreira (DEM) e Kilson Dantas (PSB), atual presidente da Câmara Municipal da cidade. Eles são citados na imprensa local como “o preferidos”, entre os vereadores, para encarar uma possível disputa ao Executivo na cidade.

Além desses, o nome da ex-prefeita Marta Ramalho também tem sido lembrado. Marta concentra uma liderança sólida e tem o apoio do ex-deputado estadual e marido, Ramalho Leite, figura bastante respeitada em Bananeiras. Comenta-se que ela poderia vir a ser candidata ou apoiar uma candidatura do atual do vice-prefeito, mas até o presente momento tudo está no campo das especulações. A família pode vir a receber ainda o apoio do deputado licenciado Hervázio Bezerra, que também tem base eleitoral na cidade.

O que dizem o prefeito e a oposição

Em contato com a reportagem do Polêmica Paraíba, o prefeito Douglas ressaltou que o nome do grupo virá de uma decisão baseada na vontade popular. “Nosso grupo político não é um agrupamento familiar e se notabiliza por uma composição heterogênea, com várias pessoas capazes que tem colaborado e oferecem condições de contribuir ainda mais com o município”, ressaltou. Ele também fez uma avaliação positiva do tempo à frente da prefeitura da cidade e destacou avanços, especialmente no setor do turismo. “Bananeiras registrou o maior volume de recursos atraídos em benefício coletivo de toda a história, mais de 40 milhões de reais em investimentos diversos em obras, equipamentos, veículos e serviços”, observou.

Do lado oposicionista, o ex-vice prefeito Matheus Bezerra já adota uma postura de pré-candidato. Ele tem atuado com muita intensidade na cidade, fazendo oposição e críticas à atual administração. Em 2018, ele apoiou as candidaturas dos deputados Tião Gomes e pode receber o apoio recíproco dele na disputa vindoura. Atualmente no MDB, ele também tem o apoio de quatro vereadores e do pai, Adriano Bezerra, liderança do MDB local.

Matheus destacou à reportagem do Polêmica Paraíba que deseja ser candidato mais uma vez porque tem recebido apoio e reconhecimento popular. “A gente vem massificando nosso trabalho de oposição propositiva. Consegui melhorias para Bananeiras, a exemplo de vários poços artesianos, demonstrando que fazemos política com ‘p’ maiúsculo, não só a de criticar e a de denunciar, mas a de propor e trazer benefícios para a população. Então temos ideias, projetos sérios e consistentes que começam com a honestidade e a decência, coisa que acredito que deve está faltando na administração de Bananeiras”, disse.

Outros nomes

Também são lembrados para a disputa os nomes do ex-presidente da Câmara da cidade, Edgar Santa Cruz, e Ana Virgínia, esposa do ex-prefeito Augusto Bezerra Cavalcanti.

Faltando um ano para a disputa, o cenário ainda não está definido, mas certamente são essas figuras que devem protagonizar a disputa do próximo ano em Bananeiras, independentemente de virem a ser candidatos ou não. O jornalista Eraldo Luís, da rádio integração Bananeiras, fez um resumo da disputa política local para corroborar com a reportagem do Polêmica Paraíba. Ouça a seguir:

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba