Políticos que desejam ter maior visibilidade durante a corrida eleitoral, precisa investir nas redes sociais visando acompanhar as informações disponíveis dos usuários nas mídias. Esse monitoramento já é visto como prioridade na campanha eleitoral, por ter um feedback imediato expondo a opinião dos eleitores.
Na rede social, Instagram, já é possível ter acesso a dados mais específicos, como número de fãs/ seguidores, visitas, engajamento nas publicações (curtidas e comentários) e alcance (quantas pessoas visualizaram a publicação). Essas informações dão uma orientação sobre a imagem do candidato.
Fotos, vídeos, textos e hashtags devem ser criteriosamente selecionados para conseguir êxito na campanha. As redes sociais tem sido um lugar muito utilizado para discussões políticas. De acordo com o site We Are Social, existem mais de 4 bilhões de pessoas usando a internet em todo o mundo.
Será que os candidatos a reeleição estão realmente preocupados com isso? O Polêmica Paraíba conferiu os perfis da rede social instagram, de candidatos a deputado estadual da Paraíba e identificou semelhanças e diferenças no jeito de administrar sua rede.
Os perfis analisados foram: Adriano Galdino (PSB), Anísio Soares Maia (PT), Antônio Mineral (PSB), Artur Filho (PODE), Bosco Carneiro (PPS), Branco Mendes (PODE), Buba Germano (PSB), Caio Roberto (PR), Camila Toscano (PSDB), Doda de Tião (PTB), Renato Gadelha (PSC), Edmilson Soares (PODE), Estela Bezerra (PSB), Galego Souza (PP), Genival Matias (Avante), Hervázio Bezerra (PSB), Inácio Falcão (PC do B), Janduhy Carneiro (Patri), Jeová (PSB), João Gonçalves (PODE), João Henrique (PSDB), Jullys Roberto (MDB), Jutay Meneses (PRB), Lindolfo Pires (PODE), Manoel Ludgério (PSD), Nabor (PRB), Pedrinho da Habitação (PRB), Raniery Paulino (MDB), Raoni Mendes (DEM), Ricardo Barbosa (PSB), Tião Gomes (Avante), Tovar (PSDB), Trócoli Júnior (PODE), Zé Paulo (PT).
Semelhanças
Stories em destaque- Os templates estão sendo utilizados por 60% dos candidatos. A maioria usam para divulgar agendas e eventos. Outros usam para postar fotos com a família, divulgação de whatsap e jingles.
Fotos de homenagens- Dia dos pais, independência do Brasil, aniversário de cidades, festas de padroeiras entre outras datas comemorativas.
Vídeos- Agradecimentos aos apoiadores e eleitores que estão contribuindo com o crescimento da campanha. Divulgação dos trabalhos que foram e estão sendo realizados por eles e convites para os eventos eleitorais que estão sendo promovidos.
Diferenças
Número de seguidores- O número de seguidores de cada candidato são totalmente distintos. Vão de 675 seguidores à 21,800 mil seguidores.
Número de publicações de campanha— Enquanto alguns candidatos se preocupam com a divulgação de seus trabalhos, eventos e agendas, outros não tiveram essa mesma preocupação. O número de postagens feitas desde as convenções partidárias variam entre 13 e 271 postagens.
Frase de efeito—Não muito criativos com as palavras, mas com frases diferentes “Uma vida em defesa dos trabalhadores”, “Existe quem fala. Existe quem faz”, “Para o trabalho seguir em frente.”, “Trabalho com o coração.”
Entre semelhanças e diferenças, criar um conteúdo relevante para chamar a atenção dos eleitores é imprescindível e cada um usa as estratégias que acredita ser positivas para sair na frente nessa corrida eleitoral.
Fonte: Adriany Santos
Créditos: Adriany Santos