Maioria

STF forma maioria para transformar mais 245 denunciados pelo 8 de janeiro em réus

Atos terroristas de 8 de janeiro.
Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos, nesta segunda-feira (15), para transformar mais 245 denunciados de participarem nos atos golpistas do dia 8 de janeiro em réus. Estão sendo avaliadas 220 denúncias contra incitadores e autores dos atos golpistas e 25 denúncias contra executores do vandalismo.

Quando o resultado for confirmado, o STF terá transformado em réus 795 pessoas acusadas de terem participado dos eventos na sede dos Três Poderes no início do ano. O número já é superior à metade dos 1.390 denunciados pela Procuradoria-Geral da União. Nesta terça-feira (16), o STF julga outras 250 denúncias.

O STF já tornou réus 550 pessoas acusadas de envolvimento nos atos antidemocráticos em três julgamentos anteriores. Mesmo que cada sessão analise um conjunto de denúncias, os ministros avaliam a situação dos denunciados caso a caso.

Eles são acusados pelos crimes de associação criminosa armada; abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima; e deterioração de patrimônio tombado.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba