Parceria

Sindalcool parabeniza deputado por apresentar projeto que viabiliza o uso de etanol em viaturas da PM e Corpo de Bombeiros da Paraíba

Sindalcool parabeniza deputado por apresentar projeto que viabiliza o uso de etanol em viaturas da PM e Corpo de Bombeiros da Paraíba

PARAÍBAO etanol, biocombustível produzido a partir da cana-de-açúcar na própria Paraíba, tem se consolidado como uma alternativa eficaz para reduzir as emissões de carbono no setor de transportes. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros da Paraíba, utilizam veículos Flex, poderão ser abastecidos somente com etanol e com isto prolongar a vida útil, como asseguram montadoras como a Stellantis e a Toyota, a exemplo do que ocorre em outros estados.

É o que prevê o Projeto de Lei 3084/2024, de autoria do deputado Sargento Rui (PL), foi aprovado pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) em dezembro de 2024 e aguarda sanção do governador.

A proposta estabelece o uso de etanol em veículos flex da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do estado, marcando um passo significativo na transição energética do estado.

De acordo com o Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool-PB), a substituição da gasolina pelo etanol reduz em até 90% as emissões de poluentes. Essa posição é respaldada por entidades como a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), a Agência Internacional de Energia (IEA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

“O Governador João Azevedo tem estimulado a utilização de produtos que geram empregos na Paraíba, o etanol é líder na geração de renda e mais de 20.000 empregos, inclusive de mulheres, na Paraíba, o Sindalcool acredita que o Governador irá sancionar essa lei como um exemplo a ser seguido para redução das emissões de gases de efeito estufa e do particulado resultante da queima dos combustíveis fósseis”, disse Edmundo Barbosa, presidente-executivo do Sindalcool-PB.

Em defesa pela sanção de seu Projeto de Lei, o deputado Sargento Rui destaca os benefícios ambientais e econômicos da medida:

“Este projeto visa promover o uso do etanol nas viaturas em prol do meio ambiente. Começaremos com as frotas da Polícia e dos Bombeiros, mas a intenção é expandir a iniciativa para todo o estado. O aumento do consumo de etanol fortalece a cadeia produtiva local, incentivando os produtores e gerando mais riqueza para a Paraíba.”

Redução das emissões e crescimento do consumo

Entre 2023 e 2024, o consumo de etanol hidratado na Paraíba cresceu cerca de 50%, passando de 124 milhões de litros em 2021 para 189,5 milhões de litros em 2024. Esse aumento evitou a emissão de 489 mil toneladas de CO₂ apenas no último ano. No acumulado de 2021 a 2024, o uso do biocombustível impediu a liberação de 665,4 mil toneladas de CO₂ na atmosfera.

Em escala nacional, os números são ainda mais impactantes. Dados da Unica revelam que, em 2024, o etanol evitou a emissão de 48,6 milhões de toneladas de CO₂ no Brasil. Desde 2003, o biocombustível já contribuiu para evitar a liberação de 710 milhões de toneladas de CO₂, consolidando-se como uma das principais soluções para a descarbonização do setor de transportes.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba