Reunião

Setor de transporte de cargas apresenta pautas prioritárias ao presidente da Câmara dos Deputados

Encontro em Brasília reuniu lideranças da CNT, Sest Senat e Fetranslog/NE com o deputado paraibano Hugo Motta

Setor de transporte de cargas apresenta pautas prioritárias ao presidente da Câmara dos Deputados

Brasília recebeu, na última quarta-feira (23), uma reunião de grande relevância para o setor de transporte rodoviário de cargas no Brasil. O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos/PB), recebeu em seu gabinete representantes da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e da Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Nordeste (Fetranslog/NE), que apresentaram uma série de pautas prioritárias para o desenvolvimento e fortalecimento do setor.

Acima de tudo o encontro foi articulado pelo presidente da Fetranslog/NE, Arlan Rodrigues, que também preside o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas da Paraíba (SETCE-PB). Além disso, participaram da reunião o presidente da CNT, Vander Costa, o diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza, a diretora executiva nacional do Sest Senat, Nicole Goulart, e a gerente executiva de Relações com o Poder Legislativo da CNT, Andrea Cavalcanti.

Por outro lado, durante a reunião, os representantes do setor destacaram a existência de mais de 300 projetos em tramitação na Câmara que, direta ou indiretamente, impactam o transporte de cargas.

“Aquelas que apresentamos ao presidente Hugo Motta são as pautas mais importantes e prioritárias para o setor de transportes”, afirmou Arlan Rodrigues.

Entre os temas discutidos, destacam-se:

  • PL 6.461/2019 – Estatuto do Aprendiz: pedido de maior debate antes de votação;
  • PL 1.572/2007 – Aumento de penas para atos terroristas, como incêndios em ônibus;
  • PL 7.925/2014 – Criminalização do uso de bloqueadores de sinal (jammers);
  • PEC 51/2024 – Condições especiais de trabalho para motoristas profissionais;
  • PL 3.278/2021 – Marco Regulatório do Transporte Urbano de Passageiros;
  • PL 733/2025 – Novo Marco Legal dos Portos.

Assim, as lideranças do setor pediram atenção especial para o andamento dessas proposições legislativas e reforçaram a necessidade de amplo diálogo com os parlamentares para garantir que os projetos estejam alinhados com a realidade das empresas e dos profissionais que atuam na área de transportes.

Por fim, a reunião também reforçou o papel da Paraíba como estado protagonista na articulação política do setor, com a atuação direta da Fetranslog/NE e a receptividade do deputado paraibano Hugo Motta, atual presidente da Câmara.