Em razão de estar gripado há cerca de duas semanas, o senador José Maranhão (MDB), de 86 anos, fez um exame para verificar se está infectado com o novo coronavírus, Covid-19, e passou a reforçar ainda mais os cuidados com a saúde, com a higiene e no contato com a família e os amigos. Em entrevista à reportagem da Arapuan FM e do Polêmica Paraíba, o ex-governador descreveu as precauções que tem adotado.
O emedebista está seguindo à risca as orientações do Ministério da Saúde: higiene das mãos com água, sabão e álcool em gel, evita abraços e faz uso de máscaras ao receber visitas. Ele ressaltou que essas são medidas que devem servir de exemplo. “Estou evitando reuniões em ambientes fechados, estou reforçando a higiene pessoal, usando álcool, são medidas de um modo geral de higiene, e usando máscaras quando as visitas ocorrem em ambientes absolutamente necessários”, disse.
O ex-governador também explicou a necessidade do teste para saber se está com coronavírus. “Estou com uma gripe muito forte há duas semanas e ela não cedeu. Fiz o exame por duas razões. Se eu tiver contaminado, vou usar medicação específica. Se não tiver, vou usar medicações genéricas. Se eu tiver contaminado, vou ter absolutamente cuidado na relação com outras pessoas e com minha família”, reforçou.
Ontem, em ofício encaminhado ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o senador solicitou o “apoio necessário para adoção de medidas de mitigação da crise sanitária que se aproxima no Estado da Paraíba por causa da pandemia”. Ele também manifestou “profunda preocupação com o cenário de emergência e calamidade que se apresenta no Brasil e que vem se materializando também no Estado da Paraíba”. À reportagem, ele elogiou as medidas que vêm sendo adotadas por Henrique Mandetta.
Teletrabalho
O senador participou, nesta sexta-feira (20), de uma votação do Senado de forma online, no regime de teletrabalho e votações por teleconferência que aprovou a decretação de calamidade pública no país por causa do coronavírus. José Maranhão, que já havia sido alcançado por medidas preventivas da Mesa Diretora do Senado contra o coronavírus, compartilhou a mudança de rotina das atividades parlamentares.
“O Senado foi realista. A grande maioria dos senadores votou pela liberação de recursos para o Governo fazer face às despesas que estão sendo necessárias. Estamos vivendo uma pandemia”, disse.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba