O senador Raimundo Lira (PMDB-PB), considerou como extremamente proveitosa a primeira reunião desta legislatura da bancada Paraíba no Congresso Nacional. O senador peemedebista disse que o encontro dos deputados e senadores serviu para ratificar o esforço e a união dos parlamentares em defesa dos interesses da Paraíba.
Raimundo Lira garantiu que irá se esforçar no sentido de que a agenda de trabalho estabelecida na reunião pelos parlamentares seja cumprida. Uma das metas do peemedebista é dar celeridade a conclusão das obras de transposição do Rio São Francisco. Reconhecendo a importância da obra para resolver de vez o problema de abastecimento de água no Nordeste, e, particularmente na Paraíba, Lira considerou necessária a união da bancada paraibana no sentido de colaborar para que o projeto seja concluído.
O senador disse ainda que os congressistas paraibanos precisam mais do que nunca estarem unidos para que o Nordeste não seja esquecido com a liberação dos recursos federais para socorrer as populações atingidas com a seca.
Na audiência que pretende manter com o ministro da integração, Gilberto Occhi, Lira garantiu que vai pedir soluções para suavizar o impacto da seca, tais como a retomada dos trabalhos dos caminhões pipa e a possível instalação de barragens. Uma das bandeiras de luta do senador é a construção de barragens ao longo do Rio Taperoá como forma evitar o assoreamento do açude Epitácio Pessoa em Boqueirão.
Raimundo Lira também reassumiu o seu compromisso em trabalhar pela execução das chamadas obras estruturantes como a duplicação da BR-230, a modernização e estruturação do porto de Cabedelo, juntamente com a viabilização do porto de águas profundas, além da ampliação dos aeroportos do Estado.
Para ele, esses projetos de logística eficiente vão garantir maior competitividade a Paraíba e assegurar o desenvolvimento do Estado.
“Há uma disposição em desempenhar ações conjuntas da bancada em benefício das grandes questões da Paraíba, principalmente no que se refere às questões hídricas. O espírito é de trabalho conjunto, independente de filiações partidárias, para contemplarmos mais possibilidades pelo consenso,” avaliou Raimundo Lira.
No domingo, o senador Raimundo Lira se encontrou com a ministra da agricultura, Kátia Abreu. Na ocasião, o senador relatou à chefe de pasta as dificuldades enfrentadas pelos pequenos agricultores paraibanos. Tratou do assunto do fechamento da Conab de Sousa, que está realocando as atividades para Patos. De acordo com o parlamentar, isso cria uma centralização muito grande, uma vez que acarreta em grande prejuízo para os agricultores que deixam de contar com esse apoio regional.