Em mais um levantamento realizado pelo Polêmica Paraíba com base no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), foi possível constatar que 15 deputados estaduais não usaram o púlpito da Tribuna da Casa para o uso da palavra no primeiro mês de atividade parlamentar da atual legislatura.
Os dados foram obtidos no próprio site da Assembleia. Para realizar o levantamento, foram levados em consideração os números das quatro Sessões Ordinárias realizadas em fevereiro, nos dias 7, 8, 14 e 28.
Foram obtidas as informações de quais deputados se inscreveram como ‘Oradores das Explicações Pessoais’ de cada Pequeno Expediente das quatro Sessões, momento em que os parlamentares têm cinco minutos para discursos a ‘tema livre’. Eventuais falas dos deputados no ato de discussão de matérias não foram consideradas para este levantamento.
Com isso, foi possível perceber que 15 deputados não se inscreveram como Oradores, e consequentemente não subiram ao púlpito. São eles:
Adriano Galdino (Republicanos)
Anderson Monteiro (MDB)
Branco Mendes (Republicanos)
Caio Roberto (PL)
Camila Toscano (PSDB)
Eduardo Carneiro (Solidariedade)
Felipe Leitão (PSD)
Galego Souza (PP)
Inácio Falcão (PCdoB)
Jane Panta (PP)
Júnior Araújo (PSB)
Jutay Meneses (Republicanos)
Tanilson Soares (PSB)*
Tião Gomes (PSB)
Tovar Correia Lima (PSDB)
*Correção: Após uma nova análise, foi inserido o nome do deputado estadual Tanilson Soares (PSB) na lista dos parlamentares que não discursaram na tribuna, elevando o número de 14 para 15 deputados ao todo.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba