sem empurra-empurra ou memes

SEM SUPERMERCADO LOTADO: Crise e inflação afastam consumidores do aniversário Guanabara no Rio de Janeiro

Rede de supermercados carioca iniciou campanha que promete preços mais baixos nesta quinta-feira (21), mas ao contrário de anos anteriores, não registrou lojas lotadas

Nada de lojas lotadas, empurra-empurra ou memes nas redes sociais sobre consumidores atrás de produtos com preços baixos no Aniversário Guanabara – campanha da rede de supermercados do Rio que promete mercadorias baratas e que, para o carioca, acabou virando evento anual.
A abertura da edição 2021 da liquidação teve lojas vazias, sem aglomeração e com consumidores reclamando dos preços nas redes sociais.

“Está vazio porque está tudo caro e o povo não tem dinheiro”, comentou um internauta.

Outro consumidor se espantou ao ver um dos estabelecimentos tão vazio.

“Nunca pensei em ver o Guabanara tão vazio quanto hoje”, escreveu.

Mais pessoas comentaram sobre a situação também tranquila nas lojas de Campo Grande e Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, Penha, na Zona Norte, e em Itaguai, na Região Metropolitana.

A gestora de tráfego de marketing digital Nessa Coelho, de 37 anos, esteve na unidade do Guanabara de Campo Grande. Ela conta que chegou por volta das 9h e estranhou o mercado vazio.

“Saí às 10:30 e estava começando a ficar mais cheio”, conta ela, que não sentiu tanta diferença nos preços como em anos anteriores.

Alta nos preços afastou público

Um dos motivos para o sumiço do consumidor pode ser o aumento dos preços dos alimentos, que acumulou alta de 14,66% até setembro, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Entre os itens que alimentam os brasileiros, as maiores altas ficaram com o açúcar (44%), o óleo de soja (32%) e a carne (25%). A inflação do mês foi de 1,16%, a maior para o mês desde 1994.
O Guanabara informou por meio de sua assessoria que o movimento está dentro da expectativa da rede, que criou estratégias para evitar aglomeração nas lojas por causa da pandemia.
“O fluxo de clientes está constante, e grande parte atendeu ao nosso pedido de enviar somente um membro da família ao mercado. Nas edições anteriores a média era de quatro pessoas por família. Vale ressaltar também houve toda uma preparação para que se evitasse tumulto nas unidades, como a abertura mais cedo de todas as unidades”, informou ao G1.

A rede informou ainda que produtos como o leite, creme de leite, leite condensado, arroz e amaciante já tiveram o estoque reposto algumas vezes ao longo do dia nas lojas.
Uma das lojas que registrou maior movimento foi a de Niterói, na Região Metropolitana.

Em 2019, apenas no primeiro dia do evento, cerca de 450 mil pessoas passaram pelas 26 lojas da rede.
No ano passado o evento não aconteceu por causa da pandemia.
Já em 2021, durante a comemoração do 27º ano de existência do mercado, os organizadores promoveram mudanças para evitar aglomerações, como a distribuição de produtos em paletes por toda a loja e o seguir com a promoção por mais de 40 dias.

Fonte: G1
Créditos: G1