novo prefeito

Sem interesse do vice e do presidente da Câmara, vereador assume prefeitura de Junco do Seridó

O imbróglio começou quando a Câmara de Vereadores, reunida em sessão na noite de quinta-feira (9), cassou o mandato do prefeito, Kleber Medeiros

Após a Câmara de Vereadores de Junco do Seridó cassar o mandato do prefeito Kléber Medeiros, a ação obrigou o vice-prefeito Rawlisson Meneses a renunciar o cargo, já que não tinha interesse de sentar na cadeira de prefeito, como se não bastasse, o presidente da Câmara, Evaristo Junior, também sem interesse de assumir a Prefeitura, tomou a mesma atitude e renunciou. Foi necessária a realização de  uma eleição indireta que escolheu o vereador José Viana para comandar a Prefeitura de Junco do Seridó pelos próximos seis meses.

ENTENDA

O imbróglio começou quando a Câmara de Vereadores, reunida em sessão na noite de quinta-feira (9), cassou o mandato do prefeito, Kleber Medeiros, por 6 votos a 3. Kleber foi denunciado por supostamente ter cometido crime de responsabilidade e infração política administrativa. O prefeito, segundo a investigação, teria tentado cooptar o vereador, Fabinho, oferecendo-lhe R$ 10 mil para que este votasse a favor de um parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de uma prestação de contas do seu tio, o ex-prefeito, Branco Simões (2009 – 2016), segundo conversas via Whatsapp entre o parlamentar e o gestor.

Mesmo com parecer contrário a cassação, os vereadores votaram a favor da matéria e o prefeito foi cassado. A comunicação ao gestor de seu afastamento não veio de forma rápida. Isso porque o vice-prefeito Rawlisson Meneses não quis assumir a Prefeitura, por ser pré-candidato às eleições deste ano.

O presidente da Câmara, Evaristo Junior, pelo mesmo motivo também não quis assumir o comando da Prefeitura, o que provocou na manhã desta segunda-feira (13) uma eleição indireta, elegendo, por 7 votos favoráveis e duas abstenções, o vereador José Viana, do distrito de Bom Jesus, para assumir o cargo.

O prefeito Kleber Medeiros ainda não se manifestou frente à decisão do Legislativo, mas o vereador Zé Viana já foi empossado e deve está montando nova equipe de governo esta semana.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: com De olho no Cariri