Levantamento

SEIS MESES DEPOIS: 211 pessoas que participaram dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro ainda estão presas

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um levantamento do jornal O Globo publicado neste sábado (8) mostra que, seis meses após os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, na sede dos Três Poderes, em Brasília, 211 pessoas que participaram do episódio ainda estão presas.

Desse total, 147 são homens e 64 mulheres, distribuídas em duas unidades prisionais. Ainda segundo O Globo, O Supremo Tribunal Federal (STF) já analisou 1.290 denúncia das 1.390 apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Em todos esses julgamentos já analisados, as denúncias foram aceitas e os investigados se tornaram réus.

Essas denúncias analisadas envolvem dois grupos de denunciados: os que foram presos em flagrante dentro do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional ou no STF, que são apontados como executores dos atos; e os detidos na manhã seguinte, no Quartel-General do Exército, acusados de atuar como incitadores.

Nos processos em que as denúncias já foram aceitas, foi aberta uma ação penal e começou a fase da instrução processual, com a coleta de provas. É nessa fase que são realizados os depoimentos de testemunhas de acusação e defesas. As primeiras audiências de instruções já começaram a ser feitas.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba