Faltando 24 horas para elegermos o Governador do nosso estado, a campanha chega na sua reta final e para critérios de comparação, iremos analisar a evolução da campanha dos candidatos em outra arena. O campo de batalha virtual mostrou-se tão acirrado quanto a batalha pelos votos dos eleitores nas ruas e palanques.
No dia 30 de agosto o Portal Polêmica Paraíba publicou uma matéria analisando os perfis dos 5 candidatos ao Governo do Estado no Instagram.
A campanha começou oficialmente no dia 16 de agosto e essa verificação comparativa pretende saber que candidatos mais evoluíram, quantos seguidores ganharam ou perderam e se suas estratégias virtuais tiveram alguma mudança significativa.
Os dados foram colhidos no dia 04 de outubro às 10 horas da manhã.
Começaremos nossa análise da mesma maneira que a matéria anterior, pela candidata Rama Dantas que criou seu perfil pouco tempo depois do início da campanha.
RAMA DANTAS
Rama possuía apenas 10 seguidores no dia da verificação dos dados. Tinha naquele momento duas publicações e seguia 6 perfis.
Hoje Rama evoluiu como já era esperado e passou de 10 para 168 seguidores, ela postou 53 publicações e segue 196 perfis. Portanto uma variação de 1580% o que não impressiona por se tratar de um valor proporcional.
No momento em que a primeira matéria foi publicada o perfil de Rama não pode ser analisado pelo simples fato de que a candidata tinha apenas duas postagens, portanto essa análise da candidata não será comparativa.
ANÁLISE DO FEED
O feed dela tem muitos depoimentos de eleitores, correligionários e muitos deles em vídeo, uma coisa que chamou a atenção, é a foto de muitos eleitores posando com o cartaz de campanha de Rama onde está escrito “Um chamado à rebelião”. Que mostra o apelo ideológico do seu partido PSTU. Pelo fato de não ter organização de feed, postagens padronizadas e nem qualquer outro artifício que os profissionais de mídias digitais utilizam, podemos afirmar que Rama não tem uma agência de comunicação ou mesmo um profissional cuidando da sua imagem digital.
https://www.instagram.com/dantasrama/
Lucélio Cartaxo
Lucélio Cartaxo é o segundo candidato que faremos a análise comparativa do perfil na rede social. Lucélio saltou de 27.100 para 34.900 seguidores. Seu crescimento em número de seguidores foi de 28,8%.
Suas postagens na última análise era 1119 e no dia dessa análise tem 1276 publicações. Lucélio seguia 6512 perfis e agora segue 6327.
https://www.instagram.com/luceliocartaxo/
João Azevedo
João Azevedo começou a campanha com 22.100 seguidores e no momento dessa análise subiu para 35.300 obtendo um aumento de 59,7%.
O candidato do PSB seguia 225 perfis e esse número subiu para 239 perfis. João tinha 497 publicações e suas postagens no dia desse comparativo ele tinha 654 posts.
https://www.instagram.com/joaoazevedolins/
Zé Maranhão
A evolução de Zé Maranhão nas redes sociais tem os seguintes números: Com um crescimento de 30,9% nos seus seguidores. Maranhão tinha em 30 de agosto ele tinha 16.200 seguidores e no dia dessa aferição ele chegou a 21.200. O Emedebista começou a campanha seguindo 856 perfis e evoluiu apenas para 858 perfis seguidos. Suas postagens passaram de 1.113 para a 1309 publicações.
https://www.instagram.com/josemaranhaopb/
Tárcio Teixeira
Tárcio foi o candidato que teve o menor crescimento no número de seguidores, com 17,7%. O candidato do PSOL começou essa campanha com 1.761 seguidores e passou a ter 2.061. Tárcio seguia 1633 perfis e no dia desse comparativo seguia 1651 perfis. Ele tinha 940 publicações e suas postagens passaram ao número de 1.086.
https://www.instagram.com/tarcioteixeirapsol/
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba