Em entrevista ao Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan, nesta segunda-feira (27), o secretário executivo da secretaria estadual da Fazenda (Sefaz), Bruno Frade, disse que a Paraíba não irá aumentar os impostos no tocante ao preço da gasolina no Estado.
“Reafirmamos o nosso compromisso. Aqui no estado da Paraíba não haverá aumento de impostos ou aumento de tributos”, falou, lembrando que é uma decisão já anunciada pelo governador João Azevêdo (PSB) em 2022.
O secretário também criticou a medida feita pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) que reduziu a cobrança de impostos estaduais sobre o preço da gasolina, afirmando que foi uma medida “absurda, eleitoreira e que abalou as 27 unidades federadas”.
Bruno revelou que a Paraíba perdeu, apenas entre julho e dezembro de 2022, mais de R$ 700 milhões em arrecadação ao deixar de cobrar impostos com combustíveis, energia elétrica e telecomunicações. O secretário disse que o governo federal já sinalizou em fazer uma compensação financeira aos estados para repor essa perda de arrecadação.
Perguntado sobre as reuniões envolvendo o governo federal do presidente Lula (PT) e estaduais acerca da retomada dos impostos que foi suspenso por Bolsonaro em 2022, Bruno disse que não é uma decisão fácil e que ela precisa ser tomada política e economicamente.
https://www.facebook.com/polemicapb/videos/197261762883320/
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba